Africa Basquetebol

12 junho 2014

ANGOLA : Selecção dá início aos trabalhos



Pupilos de Paulo Macedo deixam a cidade de Luanda no dia 18 com destino ao Egipto onde vão disputar o torneio
Fotografia: José Cola
A avaliação da componente física vai dominar os primeiros dias de preparação da Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina, que dá início esta manhã a partir das 10h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, aos trabalhos com vista a  participação no Torneio Internacional de Alexandria, prova que se disputa de 18 a 27 do mês em curso.
Depois do absentismo que marcou a concentração da pré-selecção nacional na última terça-feira, o seleccionador nacional, Paulo Macedo, espera contar esta manhã com o grosso dos atletas chamados para a "operação" Alexandria. Entretanto, o extremo base Carlos Morais, campeão nacional pelo Recreativo do Libolo e MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do Campeonato Africano das Nações, pode falhar as primeiras sessões de treinos do combinado nacional, em virtude de se encontrar no exterior do país a debelar a sua lesão.
Como resultado do estafante período que a maior parte dos pré-convocados tiveram no recém terminado "Nacional", o seleccionador nacional anunciou que vai privilegiar a vertente física, sem  descurar os aspectos técnicos e tácticos do "cinco" nacional. "Nos primeiros dias de preparação vamos direccionar o nosso trabalho ao capítulo físico.
A maior parte  teve uma época desgastante e exige a necessidade de começar a dotá-los fisicamente, porque queremos apresentar-nos  ao mais alto nível no Torneio Internacional de Alexandria", asseverou Paulo Macedo. De acordo ainda com o seleccionador, o combinado nacional vai realizar cinco a seis treinos, antes de seguir viagem para o Egipto, palco do torneio, isto no dia 18 do mês em curso.
Para além do país anfitrião, o Torneio Internacional de Alexandria vai contar ainda com a participação da Tunísia," carrasco" da Selecção Nacional na final do Campeonato Africano das Nações de 2011, prova disputada em Antananarivo, bem como uma equipa daEuropa. O poste Alexandre Jungo, do Futebol Clube Vila Clotilde, campeão africano de sub-16, é seguramente um dos destaques da convocatória do seleccionador nacional para o Torneio.

Joaquim Gomes "Kikas", um dos eleitos para o Campeonato do Mundo de Espanha, vai falhar quer o Torneio Internacional de Alexandria, quer o Torneio do Brasil. Paulo Macedo convocou os seguintes atletas: Armando Costa, Hermenegildo Santos, Edmir Lucas, Edson Ndoniema, Reggie Moore, Islando Manuel, Sílvio Sousa (1º de Agosto), Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Eduardo Mingas (Recreativo do Libolo), Valdelício Joaquim (Atlético Atlético Petróleos de Luanda), e Alexandre Jungo (Futebol Clube Vila Clotilde). O grupo seleccionado para  Espanha concentra-se no dia 14 de Julho, a partir das 15h00 nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol.

Torneio universitário
Lusíada e  Ciências lutam pela liderança
A Universidade Lusíada e a Faculdade de Ciências centralizam este domingo, a partir das 18h00 no campo do São Domingos, as atenções da quinta jornada do Campeonato Universitário de basquetebol sénior masculino de Luanda. As duas agremiações partilham a liderança da série A, ambas com oito pontos, resultado de quatro vitórias em igual número de jogos.

A formação da Universidade Lusíada, campeã em título, apresenta-se como principal favorita à conquista dos dois pontos. Osvaldo Fernandes, técnico principal da Lusíada já começou a preparar as estratégias para suplantar este domingo o seu opositor, para tomar de assalto a liderança do Grupo A.
A Faculdade de Ciências está igualmente empenhada em travar a marcha triunfal da Universidade Lusíada. O equilíbrio vai seguramente marcar o desafio, a julgar pela qualidade dos jogadores dos dois plantéis.
Entretanto, a ronda cinco abre com a Universidade Independente a defrontar a Universidade Católica, a partir das 15h00, no campo de São Domingos, ao passo que a Universidade Metodista vai medir forças com a Faculdade de Direito, a partir das 18h30, no mesmo recinto. No Sábado, acontece a conclusão da quarta jornada, com a PIAGET a defrontar o ISCED, às 15h00, no campo de São Domingos e  a Universidade Privada  (Upra) a Universidade de Belas  às 16h30.

Já na série B, a Faculdade de Ciências Sociais está na liderança, com oito pontos, contra sete da Universidade Privada de Angola (UPRA), no segundo posto. Lusíada, Unia, Faculdade de Ciências, Motodista, Católica e Faculdade de Direito figuram no Grupo A, ao passo que a Universidade de Belas, Isced, UPRA, Piaget, Faculdade de Ciências Sociais e Faculdade de Medicina fazem parte do Grupo A.

O torneio está a ser disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, passa  à fase seguinte as três primeiras de cada Grupo. Posteriormente , as seis equipas fazem um único grupo, que no sistema de todos contra todos a uma volta, apuram-se os quatros primeiros classificados que no sistema cruzado disputam às meias-finais.