Africa Basquetebol

11 março 2014

ANGOLA : Federação reajusta calendário do BAI Basket

                       
1º de Agosto e Petro de Luanda centralizam as atenções da segunda jornada da fase de Grupos da 36ª edição do BAI Basket
Fotografia: Jornal dos Desportos
A segunda fase do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, a chamada fase de grupos, arranca apenas esta sexta-feira, de acordo com Nuno Teixeira, chefe do gabinete técnico e de formação da Federação Angolana de Basquetebol.

O arranque da fase de grupos estava inicialmente prevista para hoje, mas, devido ao adiamento de três das quatro partidas referentes aos quartos-de-final da  edição da Taça de Angola, o órgão reitor da modalidade no país foi «obrigado» a fazer um reajustamento ao calendário do BAI Basket.
«Infelizmente, a fase de grupos do Campeonato Nacional já não arranca amanhã (hoje), tal como estava inicialmente previsto.
Como sabe, a direcção técnica da FAB teve de  fazer algumas alterações ao calendário do BAI Basket devido as partidas dos quartos-de-final da Taça de Angola. Em função das remarcações que fizemos, também fomos  obrigados a mexer no calendário do BAI Basket,  até para permitir,  que os clubes tivessem um descanso considerável», afirmou Nuno Teixeira, chefe do gabinete técnico e de formação da FAB.
Entretanto, outro aspecto que também  contribuiu em grande medida para adiamento do arranque da fase de grupos, prende-se com o caso «Lefetu Selengue», atleta do Recreativo do Libolo, que foi suspenso por tempo indeterminado pela Federação Angolana de Basquetebol, por falsificação de identidade.
«De facto também é um dos aspectos  para o adiamento do início dos jogos da fase grupos. Acredito,  que esta questão vai ser equacionada no decorrer desta semana para que na sexta-feira o Campeonato Nacional retome o seu curso normal», alvitrou Nuno Teixeira.
De acordo com o emparceiramento das fases  de grupos, a formação do 1º de Agosto, segundo classificado da fase regular da 36ª edição do BAI Basket, recebe na sexta-feira, no Pavilhão Victorino Cunha, a partir das 18h00, o Clube Universidade Lusíadas, equipa sensação da fase regular da referida competição, em partida referente à primeira jornada do Grupo A.
Já o Atlético Petróleos de Luanda recebe à  mesma hora mas, no Pavilhão principal da Cidadela Desportiva, o Grupo Desportivo Interclube,  folga  por imperativo de calendário o Recreativo do Libolo.
Os polícias voltam a ter um adversário de peso na segunda jornada, no caso, o Recreativo do Libolo, ao passo que o 1º de Agosto recebe o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda.

Na segunda jornada do Grupo A, folga por imperativo de calendário o Clube Universidade Lusíadas. No Grupo B, o Futebol Clube Vila Clotilde defronta o Clube Amigos de Viana, enquanto o Atlético Sport Aviação (ASA) mede  forças com Associação Progresso  Sambizanga, folga  o Sporting de Benguela.

AFROBASKET/15
Madeira lamenta desfecho da votação

A ausência do presidente da zona VI, o moçambicano Aníbal Manave, na quinta reunião do Bureau Central da Fiba-África, que decorreu sexta-feira última em Abidjan, fragilizou de que maneira a candidatura de Angola para acolher os Campeonatos Africanos das Nações de basquetebol de sénior de 2015, em ambas as classes, de acordo com Paulo Alexandre Madeira, presidente da Federação angolana da modalidade.
Em declarações ontem, ao Jornal dos Desportos, o número um da FAB lamentou por outro lado, a postura do presidente da Fiba-Mundo, o francês Yvan Mainini, que um dia antes da reunião do Bureau Central da Fiba-África emitiu a sua opinião relativamente à candidatura de Angola, facto que contribuiu para que a maior parte dos países francófonos direccionassem os seus votos para a Tunísia e os Camarões.
Paulo Alexandre Madeira afirmou ainda, que o país preparou-se de forma competente e necessária para concorrer para a realização dos Campeonatos.
«Como sabe a reunião do Bureau Central em si, a decisão é tomada por votação. Infelizmente esta votação para nós teve muito pouca representatividade para o nosso lado, principalmente, por quatro factores.
Primeiro, a nossa própria zona (zona VI) liderada pelo moçambicano Aníbal Manave não esteve presente na reunião e nem sequer delegou um emissário e isso enfraqueceu-nos no que podia ser o apoio institucional junto do Bureau Central por um lado.
Por outro, que julgamos ser determinante foi a intervenção do próprio presidente da Fiba-Mundo , que manifestou antes da votação de que ele não ia  apoiar a candidatura de Angola com base no argumento de que o país tinha acolhido o último Afrobasket em 2007 e ainda não tinham  passado dez anos», disse.
Em relação o Afrobasket feminino, o número um da Fiba-Mundo avançou, que era importante privilegiar aqueles países que nunca tinha organizado uma competição de grande dimensão, daí que, a escolha recaiu para os Camarões, ao passo que a Tunísia acabou por ser o país indicado para o masculino, com o argumento de que há 27 anos que não realizavam um Campeonato Africano das Nações da «bola ao cesto». Angola ficou em segundo lugar na votação quer em masculino, quer em feminino.
Paulo Alexandre Madeira afirmou que, «Angola tinha pretensão de albergar as duas competições africanas de 2015, de forma a dar uma certa estabilidade as selecções nacionais de seniores, na perspectiva da ambição da conquista dos títulos, para podermos participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil».
O número um da FAB ao finalizar afirmou que, está colocada de parte a possibilidade de Angola vir a albergar as duas provas, em caso de desistência da Tunísia e Camarões, como avançou o site da Fiba-África.
MC

CASO SELENGUE
Recreativo do Libolo pode ser ilibado

A formação do Recreativo do Libolo, primeiro classificado da fase regular da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, pode ser ilibado do caso «Lifetu Selengue», atleta suspenso por tempo indeterminado pela FAB, por falsificação de identidade, conforme  apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.
De acordo com a nossa fonte, a formação do Recreativo do Libolo está a ser apenas  «vítima» do processo, na medida em que o congolês democrático enquanto esteve a representar as cores da equipa do Grupo Desportivo Interclube, num período de cinco anos, fê-lo como angolano.
«Acha,  que o Libolo vai ser ilibado de todo esse processo.
O Lifetu Selengue enquanto representou as cores do Interclube fê-lo como angolano, logo, esta responsabilidade não pode ser incutida ao Recreativo do Libolo. Se tivermos que encontrar um culpado neste processo só pode ser o próprio órgão reitor da modalidade», asseverou a nossa fonte.
De acordo ainda com a nossa fonte, Lifetu Selengue, poste congolês que já representou as cores do 1º de Agosto, Atlético Sport Aviação (ASA), Atlético Petróleos de Luanda e Grupo Desportivo Interclube pode ainda ser responsabilizado criminalmente, por falsificação de identidade.
Entretanto, a direcção da Federação angolana da modalidade promete esclarecer o caso «Lifetu Selengue» ainda no decorrer desta semana, isto é, antes do arranque da fase de grupos do BAI Basket.
M.C