Africa Basquetebol

10 fevereiro 2014

ANGOLA : Candidatos têm a vida facilitada amanhã


Interclube enfrenta na abertura da quarta jornada o Misto da Huíla num prélio onde as polícias são claramente favoritas a vitória
Fotografia: Jornal dos Desportos
As equipa do Interclube e do 1º de Agosto defrontam amanhã os Mistos da Huíla e de Benguela nos jogos da quarta jornada do Campoenato Nacional de basquetebol sénior feminino.No primeiro jogo da quarta ronda do nacional feminino, o Interclube defronta o Misto da Huíla. 

As “polícias” têm a vitória ao seu alcance com maior ou menor dificuldade. Aliás, outra coisa não era de esperar da equipa da Polícia Nacional, bem comandada tecnicamente por Apolinário Paquete. O jogo que começa às 9h30, no Pavilhão do Sporting.

No outro jogo, o 1º de Agosto joga contra o Misto de Benguela. As campeãs nacionais, treinadas por Aníbal Moreira e com Nacissela Maurício ao comando das operações vão seguramente mostrar a sua grande superioridade. Ao Misto de Benguela pouco mais resta do que perder por poucos. O 1º de Agosto vai provar no rectângulo de jogo o inquestionável favoritismo. O jogo começa às 17h00, no Pavilhão do Sporting do Bié, no Cuito .

SPORTING DO BIÉ JOGA COM MACULUSSO
No segundo jogo da quarta jornada do nacional sénior feminino de basquetebol, o Sporting do Bié, equipa anfitriã da competição, defronta o Grupo Desportivo O Maculusso, terceiro classificado da edição passada. Neste confronto, a formação biena vai experimentar inúmeras dificuldades ante um conjunto que aspira aos lugares do pódio. Nos jogos realizados ontem, registaram-se os seguintes  resultados: Desportivo O Maculusso (93) Misto da Huíla (29), Sporting do Bié (47) Misto de Benguela (61) e Interclube (59) 1º de Agosto (64).
Sérgio V. Diase João Constantino no Cuito.

BAI Basket
Militares mantêm perseguição ao líder

A equipa do 1º de Agosto de basquetebol sénior masculino mantém a sua perseguição ao líder do campeonato nacional, Recreativo do Libolo, após derrotar sábado, no Pavilhão s do Kilamba, o Petro de Luanda, por 94-88, em partida referente à segunda jornada da segunda volta do BAI Basket.
Com a dupla vitória no último fim-de-semana, o 1º de Agosto somou 23 pontos, contra 24 do Recreativo do Libolo que comanda de forma invicta o BAI Basket. Depois de ter vencido o Grupo Desportivo Interclube na véspera do clássico, os petrolíferos da capital, sob liderança do técnico Lazare Adingono, foram impotentes para vergar a equipa rubro e negra, no Pavilhão do Kilamba, recinto que acolheu pela primeira vez as emoções do basquetebol.
Tal como se esperava, as duas agremiações exibiram-se ao mais alto nível, para o gaúdio dos espectadores que lotaram por completo o Pavilhão Multiusos do Kilamba. Valdelício Joaquim, poste do Petro de Luanda e da Selecção Nacional, foi o cestinha do desafio, com 19 pontos seguido do seu companheiro de equipa, Leonel Paulo, extremo poste, com 18 pontos.
Reggie Moore e Joaquim Gomes "Kikas" estiveram em desatque na formação militar, com 16 e 15 pontos respectivamente. O clássico dos clászsicos ficou machado com o não funcionamento do placard electrónico do Pavilhão Multiusos do Kilamba.Entretanto, o Recreativo do Libolo continua imparável na XXXVI edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos. Em doze jogos disputados, os libolenses conseguiram igual número de vitórias. 
A equipa do Recreativo do Libolo, agora sob batuta de Norberto Alves tem realizado uma prova irrepreensível, estando por isso, a liderar a competição, agora com 24 pontos. Quem também está a realizar uma campanha acima da média é o actual campeão nacional em título, 1º de Agosto, que dos doze jogos que disputou, somou dez vitórias, tendo averbado duas derrotas.O primeiro desaire aconteceu frente ao arqui-rival, Petro de Luanda, na primeira volta, mas, a direcção técnica da FAB atribuiu vitória a turma militar, por má inscrição do extremo base Roberto Fortes.A outra derrota aconteceu frente ao Recreativo do Libolo.  
Melo Clemente

 HOJE
Competição regista pausa

Esta segunda-feira, o Campeonato Nacional de Basquetebol sénior feminino, que decorre no Cuito desde sexta-feira tem uma pausa. Os jogos recomeçam amanhã com os jogos referentes à quarta jornada.Na sessão da abertura do nacional sénior feminino de basquetebol, o presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Madeira, apontou a necessidade de levar a modalidade a todo o país.
O vice-governador para as Infra-estruturas do Bié, José Fernando Tchatuvela, afirmou que a província aposta na massificação do desporto.Durante a cerimónia de abertura do campeonato, o vice-governador pediu às equipas para jogarem dentro do espírito de fair-play.

PRETENSÃO 
Treinador define metas

O técnico-adjunto da formação do Interclube, Fernando Figueiredo, disse no sábado, no Cuito, que a sua equipa quer recuperar o título de campeão nacional de basquetebol em femininos, perdido na época passada.A afirmação foi feita à imprensa no final da partida que a sua formação venceu frente à equipa do Desportivo do Maculusso, por 76–36, referente à segunda jornada do Campeonato Nacional da modalidade. 
Reconheceu não se tratar de uma tarefa fácil, mas acredita que com o empenho e dedicação de todos integrantes do grupo, o título nacional pode regressar à formação da polícia. Acrescentou, ainda, que a turma que dirige vai procurar melhorar de jogo para jogo, de modo a alcançar a boa forma desportiva e atingir a meta preconizada pela direcção do clube.