Africa Basquetebol

06 fevereiro 2014

ANGOLA : Bié apto para acolher o nacional


Campeonato nacional sénior feminino de basquetebol arranca amanhã na cidade do Cuito com a participação de sete equipas
Fotografia: M.Machangongo
A província do Bié tem todas as condições criadas para realizar a partir de amanhã até ao dia 16 do mês em curso, o Campeonato Nacional sénior feminino de basquetebol. A confirmação é do presidente da Associação Provincial de Basquetebol (APB) local, Paulo Príncipe Rufino. 

O dirigente afirmou que desde o mês de Janeiro que organismo tem  o aval do governo da província do Bié e que a prova não se realizou na devida altura devido a  constrangimentos criados  por algumas equipas da capital do país.

«Ultrapassada a situação, já temos a confirmação da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) que o Campeonato Nacional sénior feminino vai realizar-se de sete a 16 de Fevereiro cá, na cidade do Cuito», disse.
O responsável confirmou, ainda, a participação de sete equipas neste Campoenato Nacional,  quatro da província de Luanda, uma da Huíla, uma de Benguela e uma outra do Bié, na qualidade de anfitriã.
«Estão confirmadas as participações das equipas de Luanda, nomeadamente o 1º de Agosto (campeã em título) Grupo Desportivo Interclube, Grupo Desportivo O Maculusso e Juventude de Viana. Contamos  ainda  com as participações dos Mistos de Benguela e da Huila e a equipa do Sporting do Bié», realçou Príncipe Paulo Rufino.

NO PAVILHÃO DO SPORTING 
Reunião da prova é realizada hoje
Para hoje dia 6 de Fevereiro às 18 horas, está prevista a reunião técnica da prova, que  em princípio, define  o emparceiramento das equipas para a disputa da 28ª edição do «Nacional» feminino da «bola ao cesto».
A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), de acordo com uma nota a que o Jornal dos Desportos teve acesso, vai comparticipar nas despesas das equipas que  disputam este «Nacional» que a cidade do Cuito alberga a partir desta sexta-feira. 
De acordo com  a nota, a FAB custeia  as despesas relacionadas com a alimentação de 12 atletas e de mais quatro oficiais integrantes de cada uma das sete equipas que vai evoluir nesta prova que decorre de sete a 16 do mês em curso.
Esse apoio, aliado ao que o governo do Bié predispôs-se a dar, minimiza as dificuldades  que as várias equipas se confrontavam  para a disputa desta 28ª edição do «Nacional» sénior feminino de basqutebol.  
A capital do país recorde-se, vai ser representada  no certame por  quatro equipas, ao passo que a Huíla, Benguela e o Bié, na qualidade de anfitriã, vão disputar a prova com os seus  Mistos. 
As equipas envolvidas neste certame começaram a escalar a cidade do Cuito, terça-feira, vão estar em  princípio, emparceirados  em dois grupos na primeira fase, transitam  para os quartos-de-final, as duas primeiras classificadas de cada um destes. 
Vale ainda lembrar  que no primeiro turno os conjuntos que desfilam nesta alta-roda do basquetebol feminino jogam  entre si a uma volta em cada um dos dois grupos. De recordar que  a equipa do 1º de Agosto, actual detentora do troféu, entra para o certame com o propósito de revalidar o título de 2013. 
JC e SVD- CUITO

REGOZIJO
Paulo Príncipe valoriza certame 
 
Num outro ângulo de  abordagem feita ao nosso jornal em torno da XXVIII edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior feminino, o presidente da Associação Provincial da modalidade no Bié diz ser regozijante a realização do evento na região.
De acordo  com Príncipe Paulo, depois de ultrapassada a  questão que levou a  remarcação do Campeonato Nacional em seniores feminino «há um orgulho muito grande em ver-se o certame a disputar-se na província do Bié».
«O governo da província disponibilizou todo o apoio para garantir a realização da prova. Nós, a família do basquetebol do Bié  estamos regozijados, porque é sempre uma mais-valia quando a província acolhe  uma prova do género», completou o responsável.
Recorde-se que inicialmente a realização desta XXVIII edição do Campeonato Nacional de basquetebol sénior feminino estava previsto para o período de 5 a 14 de Janeiro último na capital biena.
JC e SVD- CUITO

CERIMÓNIA
Madeira testemunha abertura da competição

O presidente da Federação Angolan de Basquetebol, Paulo Madeira, vai testemunhar amanhã  na cidade do Cuito província do Bié, a abertura da 28ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores feminino, prova que encerra a 16 do mês em curso.
O número  um do órgão reitor da modalidade no país regressa hoje à capital do país, proveniente  de Espanha, onde assistiu na última segunda-feira  ao sorteio da XVII edição da Taça do Mundo da «bola ao cesto». Amanhã  logo cedo,  o presidente da Federação Angolana de Basquetebol segue viagem para a cidade do Cuito, palco do Campeonato Nacional.
Depois de ter testemunhado os campeonato nacionais de juvenis e juniores, em ambas as classes, provas disputadas nas províncias de Benguela e Huíla respectivamente, Paulo Madeira volta  para o Campeonato Nacional de seniores feminino. Entretanto, para minimizar as dificuldades das equipas participantes ao certame, o órgão reitor da modalidade vai comparticipar nas despesas das delegações (alimentação) que já começaram a escalar a cidade do Cuito desde a última terça-feira.
Melo Clemente

O presidente da Associação de Basquetebol do Bié garantiu, estarem criadas as condições de alojamento e transporte interno. Afirmou também terem sido criadas as sub-comissões de saúde, segurança, logística e técnica para o êxito do campeonato. «Estas condições estão criadas desde Janeiro com o apoio do governo e da direcção provincial da Juventude e Desportos. 

Nós Associação, criamos as condições técnicas e a Federação as administrativas e desportivas  para este campeonato nacional», acrescentou. O Pavilhão do Sporting  do Bié vai acolher todos os jogos deste campeonato, que em princípio, vão ser disputados no período da tarde. No período da manhã, o mesmo recinto  serve  de treino para as equipas. Como alternativa para treinos, as equipas  podem  utilizar o Pavilhão da Comuna do Cunje, localizado a cerca de sete quilómetros do Cuito.