Africa Basquetebol

07 fevereiro 2014

ANGOLA : Nacional feminino arranca no Bié


A prova estende-se até ao dia 16 deste mês no Cuito
Fotografia: Jornal dos Desportos
O técnico-adjunto do Interclube, Fernando Figueiredo, disse ontem em entrevista ao Jornal dos Desporto no Cuito, Bié, palco do Campeonato Nacional de Basquetebol feminino, esperar uma boa prestação do conjunto. O adjunto de Apolinário Paquete no comando da equipa da Polícia Nacional acredita na reconquista do título, perdido no ano passado para o 1º de Agosto.

Por esse facto, frisou que em todas as competições procuram fazer o melhor e neste campeonato nacional não vão fugir à regra.

O 1º de Agosto, treinado por Aníbal Moreira, entra nesta edição do “Nacional” feminino como sério candidato à revalidação do título conquistada no ano passado. A equipa do “Rio Seco” é a principal fornecedora de atletas à Selecção Nacional, um facto que por si só eleva o nível de confiança das suas jogadoras.O Grupo Desportivo o Maculusso, terceiro classificado da edição de 2013, deve jogar também com o claro propósito de chegar aos lugares cimeiros.As restantes equipas são Juventude de Viana, Mistos de Benguela e da Huila e Sporting do Bié que vão procurar fazer o que podem e dar um ar da sua graça.
Benguela e Huíla surgem com Mistos pelo facto de terem feito um trabalho aturado nos escalões de formação nos últimos anos.


ORGANIZAÇÃO
Oficiais de jogo estão mobilizados

Para o êxito do Campeonato Nacional de Basquetebol feminino estão mobilizados 14 juízes, entre árbitros, oficiais de mesa e comissários. Foram mobilizados, ainda, dois comissários, no caso Carlos Manuel dos Reis e Manuel Cristóvão “Jasse”.
Para a competição, foram chamados seis árbitros e seis oficiais de mesa. Contrariamente às edições anteriores dos campeonatos nacionais, em que os árbitros das restantes províncias eram preteridos em detrimento dos de Luanda, nesta edição, o elenco de Paulo Madeira aposta também nos árbitros de categoria nacional de outras paragens.
Para ajuizarem os jogos, estão seleccionados os árbitros António Bernardo (internacional) e Osvaldo Neto (categoria nacional de primeira), ambos de Luanda. Da Huíla, foi indicado Adriano Manuel (nacional de primeira); do Huambo, Cláudio Anderson (nacional de segunda); do Bié, João Constantino (nacional de primeira) e de Benguela, Helena Afonso (provincial de primeira).