Africa Basquetebol

09 fevereiro 2014

ANGOLA : Militares e polícias em duelo


Duelo entre polícias e militares deve arrastar uma moldura humana de adeptos ao Pavilhão do Spoting do Bié no Cuito palco dos jogos
Fotografia: Dombele Bernardo
Interclube e 1º de Agosto jogam ao cair da tarde de hoje (17h00)  no Pavilhão do Sporting do Bié  no Cuito, a partida de maior destaque da terceira jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior feminino, que inciou sexta-feira.

O duelo promete, por que  frente-a-frente vão estar as equipas vice-campeã e campeã em título, a fina-flor do basquetebol nacional.

Neste confronto, vão estar  de um lado  as pupilas de Apolinário Paquete que lutam para a reconquista do título perdido o ano passado para o 1º de Agosto e de  outro as de Aníbal Moreira, que espreitam a revalidação.
Com estes condimentos, antevê-se uma partida muito renhida e onde o conjunto que melhor souber aproveitar as oportunidades que criar  leva a água ao  seu moinho,isto é, conquista os dois pontos  em disputa.
Quer as polícias, quer as miliatares, têm conciência do quão  importante  é vencer para animar  o objectivo que perseguem nesta 28ª edição do «Nacional» sénior feminino da «bola ao cesto» que tem como palco a capial biena.
Para lá de tudo isto, o jogo entre as formações da Polícia Nacional e do «Rio Seco» devem  arrastar para o Pavilhão do Sporting do Bié uma mole humana considerável de adeptos destas paragens, ávida de ver basquetebol de primeira-água.Por isso mesmo, é um confronto recheado de grandes atractivos e que ninguém quer perder.Aliás, justifica-se isso pelos  prosélitos da modalidade que  quer ver ao vivo e a cores evoluir no rectângulo de jogos do Pavilhão do Sporting algumas das jogadoras angolanas que se sagraram campeãs no «Africano» da categoria que se disputou o ano passado em Moçambique. Uma oportunidade a não desperdiça.
Ontem, para a segunda jornada o Misto de Benguela derrotou o Misto da Huíla, por 47-44, ao passo que o 1º de Agosto cilindrou o Sporting do Bié, por 139-39. Já o Grupo Desportivo Interclube bateu o Grupo Desportivo O Maculusso, 75-36.
Na primeira jornada, disputada na última sexta-feira, a formação militar havia ganho o Grupo Desportivo O Maculusso, por 71-47.


MASSIFICAÇÃO 
Paulo Madeira reitera compromisso
 
O presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB),Paulo Madeira, reiterou no Cuito, Bié, o compromisso de massificar a modalidade no sector feminino no país.
«O basquetebol é uma festa e viemos trazer a festa à província do Bié, dentro do esforço de tornar  o basquetebol mais nacional. Estamos aqui e afirmámos mais uma vez o nosso compromisso de divulgar  e  massificar o basquetebol em Angola, de forma permanente e constante de valores em todos os cantos do nosso país», disse.
Paulo Madeira afirmou ainda  ser necessário  apostar  no basquetebol feminino para fazer face aos desafios nacionais e internacionais. «Por essa razão, está  aqui espelhado na cidade do Cuito, o que é possível fazer com dedicação e com esforço de todos para que o basquetebol continue  a crescer. 
O ano passado fizemos um campeonato nacional sénior feminino com quatro equipas de Luanda. Hoje estamos no Cuito a realizar um campeonato com seis equipas.  Por isso, temos de continuar a trabalhar neste sentido   para que a festa do basquetebol se estenda a todo o país», afirmou o líder do órgão que reitor do basquetebol em Angola.
O vice-governador para as Infra-estruturas do Bié, José Fernando Tchatuvela, afirmou que  faz-se  uma aposta a nível da província para a massificação do desporto.«O Governo da província do Bié está a levar a cabo um programa de massificação desportiva há já algum tempo. É importante dizer que tem havido uma grande abertura  e sensibilidade em acolher vários campeonatos nacionais.
E mais uma vez o Governo aceitou de bom grado a realização deste campeonato nacional sénior feminino», disse.
Durante a cerimónia de abertura do campeonato,Fernando Chatuvela alertou as equipas para jogar  com o  espirito de «Fair-play».                
JC E SVD- CUITO

ESTA MANHà

Maculusso e Misto da Huíla abrem a terceira ronda   

Além do aliciante Interclube - 1º de Agosto, o cartaz da terceira jornada da 28ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior feminino reserva mais dois jogos. 
Trata-se do que vai opôr o Desportivo O Maculusso ao Misto da Huíla, que abre a ronda às 9h00 e o outro que coloca  o Sporting do Bié com o Misto de Benguela, agendado para as 15h00.
No primeiro desafio, a turma do Maculusso, terceira classificada da edição de 2013 do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior femino entra rotulada como favorita, ante uma adversária que tudo vai fazer para  contrariar os seus propósitos.Aliás, o Misto da Huíla vem para este «Nacional»  com claro propósito de dignificar o basquetebol da província e daí querer  dar uma réplica à formação do Maculusso, uma das que também joga em respresentação da capital do país.Já no segundo jogo do dia, agendado para as 15h00, o Sporting do Bié,  actua na condição de anfitriã da prova, não deve ter  tarefa fácil diante do Misto de Benguela, que à semelhança do da Huíla, procura dignificar o basquetebol da sua província nesta prova. Espera-se, no jogo, uma atitude avassaladora das benguelenses.  SVD E JC-CUITO