Africa Basquetebol

24 dezembro 2013

ANGOLA ; Conquista de títulos Africanos de basquetebol deve-se ao investimento dos clubes

Luanda - O técnico da selecção nacional sub-18, Elvino Dias, disse hoje, em Luanda, que os cinco títulos conquistado pelo país a nível do basquetebol, três dos quais pela selecções nacionais é fruto do investimento feito pelos dirigentes dos clubes locais.

Reagindo a mais um troféu continental que Angola conseguiu, por intermédio do 1º de Agosto, o treinador sublinhou que os clubes têm estado a investir seriamente para manutenção da qualidade desta modalidade. Fruto disso, a par dos “militares”, que revalidaram o título, as senhoras do Interclube recuperaram a “coroa”.
Para Elvino Dias, a “festa” nacional começou desde o momento que o país venceu os três Afrobasket, tendo apenas perdido um (sub-16 feminino) em seis competições possíveis.
“A boa relação entre os atletas e o facto de as equipas técnicas terem sido lideradas por angolanos (Paulo Macedo, Aníbal Moreira e Manuel Silva “Gi” e Apolinário Paquete) facilitou processo de entrosamento e comunicação entre as partes”, frisou.
O treinador ressaltou que Angola nunca teve planteis com atletas mais alto em competição internacionais, o que aconteceu no último Afrobasket sub-16 no Madagascar, factor que ajudou o grupo a sagrar-se campeão africano.

Por outro lado, apesar de serem os conjuntos que detêm e formam os jogadores, a direcção da Federação teve
igualmente influência considerável para a obtenção do sucesso quer na escolha dos seleccionadores quer na disponibilização de condições que os tranquilizavam.
Angola conquistou em 2013 os títulos continentais de basquetebol em sub-16, sénior feminino e masculino, além taça de África dos clubes campeões em femininos (Interclube) e masculinos (1º de Agosto).