Africa Basquetebol

14 dezembro 2013

ANGOLA : Recalendarização do BAI Basket adia data de estreia do Sporting de Benguela

Benguela - Em face das dificuldades apresentadas pelo Sporting Clube de Benguela (SCB) em se deslocar a Luanda, a Federação Angolana de Basquetebol (FAF) procedeu à recalendarização do campeonato nacional sénior masculino, o BAI Basket2013, a fim de a equipa leonina disputar em sua própria casa os dois jogos de atraso.
A informação foi prestada à Angop pelo técnico sportinguista Emanuel Trovoada, acrescentando que na sequência desse reajustamento, a FAB decidiu que os jogos que estavam previstos inicialmente para terem lugar hoje, em Benguela, e sábado, em Luanda, frente ao Petro e ao Inter, respectivamente, passam ambos para os dias 20 e 21 de Dezembro, na cidade das Acácias Rubras, tendo como único adversário o ASA.
O treinador disse que foi necessário recalendarizar esses desafios na tentativa de as melhores equipas do campeonato como o Petro, 1º de Agosto e o Libolo poderem entender as dificuldades que o Sporting enfrenta, neste momento, para se deslocar a Luanda, permitindo que estes dois sejam realizados em Benguela.
“Estamos conscientes de que a nossa ansiedade é enorme, mas quando se reorganizam as coisas estamos de acordo e colaboramos com a federação”, assumiu, pedindo calma e paciência aos adeptos ávidos pela estreia dos leões, porque estão a criar-se soluções para que os benguelenses possam acompanhar a equipa em casa.
Disse acreditar que isso poderá também implicar que se criem as melhores condições possíveis de competir nos encontros contra os aviadores da capital, que se disputarão sexta-feira (20) e sábado (21) da próxima semana, para o contentamento da massa associativa do Sporting.
O responsável disse estar de acordo com a alteração operada por conta da recalendarização, permitindo desta forma que o Atlético Sport Aviação, um dos colossos do campeonato, possa defrontar em Benguela por duas vezes consecutivas o Sporting, para o acerto do calendário da prova.
Mostrando-se convicto de que o conjunto pode melhorar paulatinamente com o desenrolar da competição na qual se estreia, Emanuel Trovoada admite que, pese embora haja uma feroz vontade de jogar, o conjunto ainda é novato no BAI Basket e por isso o discurso deve ser cauteloso.
“Não podemos pôr a carroça à frente dos bois e quanto mais tempo houver para nós melhor para nos possibilitar corrigir certas coisas”, como explica, dizendo que toda gente está com expectativa a fim de que se realize esse primeiro jogo para libertar de uma vez por todas essa ansiedade.
O técnico recordou também que o Sporting de Benguela terá uma bateria de oito jogos a disputar para o mês de Janeiro, o que irá aumentar os níveis de competitividade da formação.
O Sporting Clube de Benguela, fundado a 16 de Novembro de 1915 como a 21ª filial do Sporting Clube de Portugal, foi o primeiro campeão de Angola em basquetebol, título conquistado em Luanda, diante do representante da capital. Depois disso, coleccionou mais três campeonatos: os de 1961, 1963 e 1966.