Africa Basquetebol

14 dezembro 2013

ANGOLA : Técnico do Sporting de Benguela pede apoio de empresários

Benguela - O Sporting de Benguela, uma referência no basquetebol de formação, precisa do apoio financeiro tanto dos empresários, quanto do governo provincial, como forma de cobrir as despesas inerentes à sua participação no campeonato nacional sénior masculino, o BAI Basket, reconheceu quinta-feira à Angop o treinador do clube, Emanuel Trovoada.

“Peço a todos os empresários e pessoas singulares interessadas em se tornar parceiros do clube para que nos apoiem, porque será uma aposta válida num projecto de formação que tem estado de forma organizada a subir e a impor-se”, disse Trovoada, quando falava sobre a prontidão do conjunto leonino que se estreia apenas a 20 de Dezembro, no Pavilhão Joaquim Araújo, contra o Petro de Luanda, na 9ª jornada do BAI Basket.
Referiu que o combinado vai levar o nome de Benguela para a maior competição do basquetebol nacional e por isso precisa de empresários que invistam neste projecto a fim de que haja bons resultados.
“Neste momento, estamos sem dinheiro para, por exemplo, custear as nossas viagens de avião para ir jogar a Luanda e vamos fazê-lo via terrestre, com todos os prejuízos que isso implica”, frisou, para e acrescentou que "há mais despesas do que receitas" e isso está, inclusive, a condicionar a contratação de mais jogadores seniores para alargar as opções do plantel.
Para ele, é preciso que as pessoas tenham consciência da participação do Sporting no BAI Basket, isso porque é a primeira vez que uma equipa fora de Luanda, excepto o Libolo, compete no principal escalão do basquetebol angolano.
De acordo com Trovoada, a coragem que o Sporting teve em participar nesta prova vai fazer com que os atletas das equipas de Luanda, principalmente, as candidatas ao título, possam vir várias vezes a Benguela a fim de jogar e também itrazer experiência de actuar numa liga profissional.
“Os nossos jovens atletas terão, por sua vez, oportunidade de ver os grandes talentos que Angola tem e isso é uma nova experiência a que o Sporting se lança e que os empresários locais devem apoiar", notou.

Apesar disso, o treinador sublinhou que o clube, conhecido pelos bons resultados no basquetebol de formação, está confiante em que vão surgir apoios quer da parte dos empresários, quer do governo provincial, para uma boa participação na época 2013/2014.