Africa Basquetebol

13 dezembro 2013

ANGOLA : 1º de Agosto inicia com vitória a defesa do título na Tunísia

Sousse (Do enviado especial) - O 1º de Agosto iniciou da melhor forma a defesa do título, ao vencer o Recreativo do Libolo, por 79-65, em jogo da primeira jornada da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol, disputado quinta-feira, no Salle Olympique de Sousse, na Tunísia.

Jogo de basquetebol entre o 1º de Agosto e Libolo
Foto: Antonio Escrivao
Ao intervalo maior, os comandados do treinador Paulo Macedo já detinham uma ligeira vantagem de apenas três pontos (41-38), que possibilitou o adversário tentar dificultar ao máximo as intenções dos campeões africanos.
Apesar disso, no período sequente, mesmo com a réplica dos libolenses, os integrantes da formação agostina foram mais eficazes na execução da transposição da defesa ao ataque e finalizações com êxito.  
Em função de um maior discernimento e concretização dos lançamentos de curta, longa distâncias e lutas debaixo do cesto, o 1º de Agosto saiu a liderar nos quatro períodos do desafio, com 19-17,41-38, 66-50 e 79-65.
Contribuíram para o referido feito, os iguais 22 pontos feitos por Gomes Kikas e Cedric Ison. Na turma do Recreativo, foram mais produtivos Sousa Francisco e Sonko Moses, ambos com 12 cada, mas insuficientes para evitar a derrota.    
Assim, os detentores do troféu, mesmo não contando com duas “pedras” importantes do grupo, no caso do capitão Carlos Almeida e Rege Moore, ausentes por razões pessoais, dão passo positivo rumo a luta pela revalidação.
O Libolo também não utilizou o seu principal reforço da época, o estremo base Carlos Morais, que recupera de uma pequena lesão, segundo o seu treinador português Norberto Alves.
A anteceder o embate das equipas angolanas, realizaram-se outras partidas da inauguração, com realce para a derrota do Ferroviário de Moçambique diante do Sporting de Alexandria, por 49-74. Os anfitriões do Etuale SS bateram o Tali BB do Gabão, por 86- 57).  O 1º de Agosto defronta na segunda jornada (sexta-feira), o Kano Bilares da Nigéria, e o Libolo o Malabo Kings da Guiné Equatorial.

Treinador do Libolo dá mérito ao 1º de Agosto
Falando à Angop, o técnico português que atribui mérito ao adversário, referiu que o seu grupo não esteve bem em vários aspectos, principalmente nos lançamentos de curta e longa distância.
“Tenho que dar mérito a equipa do 1º de Agosto pela vitória, que da melhor forma soube aproveitar os erros que cometemos. Também tenho de lamentar a actuação dos árbitros, que permitiram muitos contactos físicos”, disse.
Após justificar a não utilização do estremo base Carlos Morais, que “recupera de uma pequena lesão”, adiantou encarar os próximos jogos com melhores resultados.        
A anteceder ao embate das equipas angolanas, realizaram-se outras partidas de inauguração, com realce para a derrota do Ferroviário de Moçambique diante do Sporting de Alexandria, por 49-74. Os anfitriões do Etuale SS bateram o Tali BB do Gabão, por 86- 57).
O 1º de Agosto defronta na segunda jornada hoje (sexta-feira), o Kano Bilares da Nigéria, e o Libolo, o Malabo Kings da Guiné Equatorial.