Africa Basquetebol

16 novembro 2013

MOÇAMBIQUE :Árbitros boicotam jogos

NÃO haverá Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em virtude da falta de pagamento aos árbitros por parte da Associação o que levou a estes a boicotarem a jornada.
Segundo o secretário-geral da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM), Anastácio Monteiro, apenas quatro árbitros é que estão disponíveis este fim-de-semana, muito pouco para o número de jogos que deviam acontecer.
Monteiro não esclareceu o móvito do boicote, mas o presidente da Comissão de Árbitros de Basquetebol da Cidade de Maputo, Alfredo Dique avançou que o mesmo deve-se à falta do pagamento de subsídios mensais aos homens do apito, que ronda entre 100 e 1200 Meticias/més.
A fonte acrescentou que há quase três meses que os árbitros não são remunerados, o que provocou ruptura.
“Nós temos feito de tudo para que os árbitros apitem jogos, mas desta vez nada podemos fazer. É difícil obrigarmos a eles a irem ao campo enquanto não querem. Neste processo todo o culpado é ABCM que não tem colaborado, sobretudo o seu presidente que nunca deu a cara”, lamentou Dique.
Dique ajuntou que os árbitros têm toda a razão, até porque muitos são jovens estudantes que passam por dificuldades mesmo para apanhar o transporte.