Africa Basquetebol

14 novembro 2013

ANGOLA : FIBA avalia condições


O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves  Muandumba, recebe esta manhã em audiência, a partir da 11h00, numa das salas do Ministério da Juventude e Desportos (Minjud), o director desportivo da FIBA-Mundo, Lubomir Kotleba, que se encontra no país para avaliar a candidatura de Angola para acolher o Campeonato do Mundo de basquetebol masculino na categoria de sub-19, em 2015. O director desportivo do organismo que tutela a modalidade no mundo está em Luanda desde a noite de terça-feira.
O encontro com o ministro angolano da Juventude e Desportos marca o ponto alto da visita de dois dias do responsável da FIBA-Mundo ao país.
Lubomir Kotleba vai receber informações detalhadas do ministro Gonçalves Muandumba sobre a pretensão do país em acolher em 2015 o Campeonato do Mundo de basquetebol masculino na categoria de sub-19. Ontem, acompanhado de altos funcionários da direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) o director desportivo da FIBA-Mundo visitou o Pavilhão do Kilamba, infra-estrutura construída no âmbito da realização da 41.ª edição do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, prova disputada em Setembro último.
O Hotel Victória Garden e a centralidade do Kilamba mereceram igualmente a visita do dirigente do basquetebol mundial. Ontem à tarde o responsável da FIBA-Mundo radiografou o Pavilhão Victorino Cunha, Hotel Alvalade, Hotel Zombo, o Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva e os seus anexos.
Lubomir Kotle visitou em seguida as instalações do Comité Olímpico Angolano (COA) e do Comité Paralímpico Angolano (CPA), no Complexo da Cidadela Desportiva, após o que reuniu com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), encabeçada pelo seu presidente, Paulo Madeira.
O director desportivo da FIBA-Mundo deixa a capital do país ao princípio da noite de hoje, com destino a Bruxelas.

11 de Novembro
Desportivo da Huíla vence torneio

O Clube Desportivo da Huíla (CDH) sagrou-se vencedor do torneio de basquetebol sénior masculino ao derrotar na última jornada o Misto local, por 90-81. A equipa vencedora do certame, enquadrado nas comemorações do 38.º aniversário da Independência Nacional, totalizou 4 pontos fruto de duas vitórias. Na segunda posição ficou a formação do Heja Spor Clube com três pontos, enquanto o Misto da Huíla, com dois pontos, quedou-se na terceira posição sem nenhuma vitória.
 O torneio denominado “Taça 11 de Novembro” foi disputado no sistema de todos contra todos a uma volta.Mário Belarmino Tchipongue, treinador da equipa do Clube Desportivo da Huíla valorizou a realização do torneio que veio dar rodagem competitiva às equipas huilanas com vista ao campeonato nacional da segunda divisão de basquetebol que a cidade do Lubango acolhe a partir de amanhã.“
O Desportivo está a preparar-se bem. Temos de estar bem fisicamente e depois as decisões vão ser tomadas dentro do campo. O Misto da Huíla é uma equipa com potencial. Mas está mal fisicamente. É necessário que as equipas da Huila se prepararem fisicamente para dignificarem o nome da província”.
Gaudêncio Hamelay, no Lubango