Africa Basquetebol

14 novembro 2013

ANGOLA : Associação da Huíla quer aumentar número de árbitros de basquetebol

Lubango - O presidente da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Henriques Albano, disse hoje, quinta-feira, na cidade do Lubango, que uma das preocupações da instituição desportiva que dirige é de ver aumentado o número de árbitros.

Falando na abertura do clinic sobre as regras actuais de basquetebol, referiu ser intenção aumentar o número de árbitros e de juízes de mesa, através de acções de formação dirigidas principalmente aos professores de educação física.
 Henriques Albano informou que a associação controla apenas dez árbitros, 15 juízes de mesas e um comissário de jogo, o que considera insuficiente para implementar o programa de massificação na província  .
“No âmbito do programa de acção, priorizamos a formação de quadros com maior realce para os árbitros, técnicos e juízes de mesa. Por isso, vamos continuar a realizar acções de formações do género, principalmente nas escolas”, realçou o dirigente desportivo.
 Durante a formação, os 15 árbitros e 20 juízes de mesa das províncias do Bié, Benguela, Namibe, Luanda, Huambo e Huíla serão refrescados e actualizados sobre mudanças de regras de basquetebol, apresentação de um DVD pedagógico da FIBA (volume cinco) e esquema de arbitragem.
 Instrutores da Federação Angolana da modalidade ministram a acção para dotar os árbitros com conhecimentos das novas matérias do basquetebol para melhor actuarem no campeonato nacional sénior masculino, na segunda divisão, que inicia esta sexta-feira, no Lubango.