Africa Basquetebol

16 novembro 2013

ANGOLA : Colossos entram em acção

                       
Rivais voltam a protagonizar mais um duelo de gigantes à semelhança das duas últimas partidas disputada este semana
Fotografia: José Soares
Depois de ter consentido duas derrotas consecutivas para o campeonato provincial, a equipa sénior masculina do 1º de Agosto procura a sua reabilitação hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, com o Petro de Luanda, em partida referente à segunda jornada da trigésima sexta edição do BAI-Basket.

As duas derrotas custaram à formação militar a perda do campeonato provincial da modalidade. Depois de baquearem frente ao arqui-rival, na quarta-feira, por 99-97, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas sucumbiu incompreensivelmente frente ao ASA, na quinta-feira, por 100-97.
Hoje, frente aos petrolíferos da capital, os militares são obrigados a vergar os rivais, para recuperarem a confiança.
Dos quatro troféus que disputou até aqui, o 1º de Agosto arrebatou apenas a Supertaça Wlademiro Romero, campanha que contrasta com a temporada transacta, na qual conquistou seis títulos, dos sete disputados.
Militares e petrolíferos vão protagonizar, em menos de uma semana, o terceiro clássico da “bola ao cesto”. Igualados em termos de vitórias, uma para cada equipa, o desafio desta noite vai servir de ajuste de contas.
Melhor servido em termos de valores individuais e colectivos, o 1º de Agosto vai tentar surpreender esta noite o seu opositor.
Paulo Macedo tem à sua disposição todas as suas unidades, onde se destacam Carlos Almeida, Reggie Moore, Joaquim Gomes “Kikas”, Cedrik Son, Armando Costa, Felizardo Ambrósio “Miller”, Edson Ndoniema e Edmir Lucas.

No Petro de Luanda, Lazare Adingono viu aumentado o leque de opções, com a entrada de novos jogadores, com particular realce para Valdelício Joaquim, Roberto Fortes, Domingos Bonifácio, Vladimir Ricardino, todos angolanos, para além dos norte-americanos Roderick Nealy e Wayne Arnold.
Moralizado com o triunfo de quarta-feira para o campeonato provincial, o Petro de Luanda vai procurar repetir a proeza hoje.
À semelhança das duas últimas partidas, o desafio desta noite é marcado pelo equilíbrio, a julgar pelo potencial das duas colectividades.
A ronda dois do BAI-Basket inclui as partidas Vila-ASA, a partir das 16h00, no Pavilhão Anexo da Cidadela, e Progresso-Libolo, à mesma hora, no Pavilhão Victorino Cunha.

CONVITE

Selecção Nacional joga no Dubai

A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos vai participar de 27 deste mês a 2 de Dezembro próximo num torneio internacional, no Dubai, disse ao Jornal dos Desportos uma fonte federativa.
O extremo António Monteiro, do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, e Hermenegildo Mbunga constituem as principais novidades da convocatória.
O Clube Central das Forças Armadas Angolanas forneceu o maior número de atletas, cinco, seguido do Libolo, vice-campeão nacional, com três jogadores.
Lista completa para a “operação” Dubai: Edmir Lucas, Armando Costa, Hermenegildo Santos, Felizardo Ambrósio “Miller” e Reggie Moore (1º de Agosto), Leonel Paulo e Hermenegildo Mbunga (Petro de Luanda), Eduardo Mingas, Olímpio Cipriano e António Monteiro (Libolo), Carlos Morais, sem clube, e Milton Barros (Interclube).
O comité organizador pretende reunir no torneio internacional as melhores selecções do continente africano.
    M.C

CLÁSSICO
Carlos Júlio lidera trio

O árbitro internacional Carlos Júlio chefia o trio de juízes que vai apitar o desafio entre as formações do Petro de Luanda e do 1º de Agosto, na partida de cartaz da segunda jornada da trigésima sexta edição do Campeonato nacional de basquetebol em seniores masculinos, BAI-Basket. Carlos Júlio tem como auxiliares Francisco Tando e Fernando Seco, dois jovens que se têm destacado no apito nos últimos anos.
Depois de ter apitado a final da Supertaça Wlademiro Romero, competição disputada na província do Namibe, Carlos Júlio voltou a merecer a confiança do Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).             M.C