Africa Basquetebol

14 novembro 2013

MOÇAMBIQUE .: Basquetebol sénior masculino: “Nacional” conta com oito equipas

OITO formações das regiões sul, centro e norte do país vão disputar o Campeonato Nacional de Basquetebol, em seniores masculinos, prova que terá lugar de 10 a 22 de Dezembro próximo na capital do país.
Das oito equipas, cinco entram directamente na prova, sem no entanto, precisarem de passar por eliminatórias, nomeadamente Ferroviário da Beira, campeão em título, Maxaquene, vice-campeão, Desportivo de Maputo, Ferroviário de Maputo e Costa do Sol, por sinal formações que ocuparam os cinco primeiros classificados na última edição.
A prova será disputada em duas fases, sendo que na primeira irá se jogar no sistema clássico de todos-contra-todos numa volta, qualificando-se para a etapa seguinte os quatro primeiros classificados.
A segunda fase arranca com as meias-finais, sendo que o primeiro classificado irá cruzar-se com o quarto e o segundo com o terceiro.
A final será em sistema de “play-off”, o melhor dos três jogos em três dias consecutivos. Entretanto, caso um dos finalistas vença os dois primeiros embates, não se disputará o terceiro jogo, pois terá.
 A primeira fase irá decorrer de 10 a 17 de Dezembro, sendo que o dia 18 será reservado ao descanso. A derradeira etapa será de 19 a 22 de Dezembro.