Africa Basquetebol

16 novembro 2013

ANGOLA : Dirigente quer Bai-Basket na Huíla

Lubango - O director provincial da Huíla da Juventude e Desportos, Francisco Barros, manifestou hoje, sexta-feira, na cidade do Lubango, a intenção desta província albergar os jogos do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, que hoje abriu.


Discursando na cerimónia de abertura da primeira edição do campeonato nacional sénior masculino da segunda divisão da bola-ao-cesto, Francisco Barros disse que as condições para este fim estão a ser criadas pelo governo provincial, que também aposta na ascensão à primeira divisão de uma equipa local.
O responsável desportivo considerou a Huíla essencialmente uma província de desportos e o basquetebol uma modalidade "bem acarinhada" pelos seus habitantes.
Lembrou que o desporto é um elemento de socialização das pessoas, pelo que durante o campeonato os participantes devem exibir o "fair play" e que as vitórias alcançadas sejam traduzidas em espírito de união, amizade e de interacção desportiva.
Por sua vez, o presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Paulo Madeira, disse que a realização do campeonato da segunda divisão é um dos desafios que a instituição pretende realizar com regularidade.
Paulo Madeira explicou que o basquetebol não é só praticado em Luanda, por isso as equipas devem provar que também têm capacidade de jogar e entrar no principal campeonato nacional da modalidade, Bai/Basket.
Participam no campeonato da segunda divisão oito equipas das províncias da Huíla, Benguela, Luanda e Bié.