Africa Basquetebol

19 setembro 2013

ANGOLA : Campeãs africanas já estão em Maputo

                       
Pupilas de Aníbal Moreira estão prontas para atacar o título africano prova que começa a ser disputada amanhã por 12 selecções
Fotografia: José Cola
O combinado nacional, que tem a missão de revalidar o título africano, conquistado em 2011, no Afrobasket Mali, realiza hoje a primeira sessão de treinos no Pavilhão que vai acolher os jogos do Grupo B.
Depois de ter realizado dez jogos de controlo durante o estágio pré-competitivo que efectuou em Espanha, tendo conseguido sete vitórias e averbado apenas três derrotas, a Selecção Nacional às ordens da dupla técnica Aníbal Moreira e Eliza Pires está em prontidão para começar a caminhada rumo à conquista do segundo anel continental.
O seleccionador nacional, Aníbal Moreira, em declarações à comunicação social, assegurou que o seu grupo está operacional para atacar a edição número 23 do Campeonato Africano das Nações, prova a decorrer de 20 a 29 do mês em curso, em Maputo.
“O estágio que realizámos em Espanha foi proveitoso porque conseguimos cumprir aquilo que nós programámos. Penso que estamos preparado para lutar pela revalidação do título africano, reconhecendo que a missão não é nada fácil, em função dos objectivos traçados pelas demais selecções”, alertou Aníbal Moreira, momentos antes da viagem para o palco da competição que tem praticamente o cenário montado.
O optimismo na revalidação do título africano é partilhado pelas 12 embaixadoras que vão representar as cores da Bandeira Nacional durante os nove dias de competição.
Clarisse Mpaka, atleta que se transferiu de França para o Grupo Desportivo Interclube, e Whitney Miguel, a jogar também em França, constituem as principais novidades da Selecção Nacional.
Angola está inserida no Grupo B da fase final do Campeonato Africano das Nações, ao lado das selecções de Cabo Verde, Mali, Camarões, Quénia e Nigéria.
No Grupo A estão as selecções de Moçambique, país anfitrião, Senegal, Costa do Marfim, Egipto, Argélia e Zimbabwe. O Campeonato Africano das Nações apura os dois primeiros classificados para o Campeonato do Mundo da Turquia, marcado para 2014.
Eis as 12 embaixadoras para o Campeonato Africano das Nações de Maputo: Catarina Camufal, Astride Vicente, Nguendula Filipe, Nadir Manuel, Sónia Guadalupe, Fineza Eusébio, Nacissela Maurício, Luísa Tomás, Clarisse Mpaka, Whitney Miguel, Madalena Félix e Felizarda Jorge.

Afrobasket
Moçambicanas definem objectivo

A jogar a 23ª edição do Campeonato Africano das Nações em casa, a selecção de Moçambique, integrante do grupo A, traçou como principal objectivo a qualificação para o Campeonato do Mundo da “bola ao cesto”, prova a disputar-se em 2014, na Turquia.
Em entrevista ao site da Fiba-Mundo, Clarisse Machonguana, uma das mais importantes jogadoras da selecção de Moçambique, afirmou que o objectivo do seu país na fase final do Afrobasket é alcançar o passe para o Campeonato do Mundo, sem colocar de parte o título africano.
“Sabemos das dificuldades que vamos encontrar durante a competição, apesar de jogarmos em nossa casa. Vamos lutar para conseguirmos primeiro o apuramento para o Campeonato do Mundo da Turquia, mas isto não significa dizer que vamos abdicar de lutar pelo título africano. Se conseguirmos o apuramento para o Campeonato do Mundo da Turquia já é muito bom”, disse a atleta.
Campeã africana em 1986 e 2003, a selecção de Moçambique, que vai disputar a 23ª edição do Campeonato Africano das Nações, ao lado das selecções do Senegal, vice-campeã africana, Costa do Marfim, Egipto, Argélia e Zimbabwe, vai em busca do seu terceiro anel continental.
MC