Africa Basquetebol

02 setembro 2013

CABO VERDE : Fernanda Marques felicita “Tubarões Martelo” pela participação no Afrobasket’13

A Ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques recebeu esta segunda-feira, 02, a selecção Nacional de Basquetebol, que participou no Afrobasket 2013, em Abidjan, Costa do Marfim. Um encontro que, segundo Marques, serviu para saudar os atletas e mostrar que o Governo está de mãos dadas com o colectivo nacional da bola ao cesto.

No final do encontro, Fernanda Marques disse aos jornalistas que ficar em sexto lugar, num universo de 16 selecções não é mau. “Obviamente todos gostaríamos de estar no primeiro lugar, mas para se chegar ao primeiro lugar tem que se fazer um caminho. O caminho faz-se com o primeiro passo e todos que lhe seguem”, disse a governante. Afirmou ainda que os “meninos” da selecção cabo-verdiana de basquetebol têm feito uma boa prestação, tanto é que já despertaram interesses de vários clubes internacionais.
Por sua vez, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) disse que o objectivo dos “Tubarões Martelo” passava por alcançarem o terceiro lugar e qualificarem-se para o mundial de basquetebol. Mas Kitana Cabral mostra-se satisfeito: “Não conseguimos alcançar o objectivo traçado, mas devo dizer que a nossa prestação não foi assim tão má. Temos de levar em conta que as duas equipas que nos venceram nas fases derradeiras, uma é campeã e a outra é vice campeã da África".
Já Marito, jogador da equipa nacional de basquetebol, fala da falta de sorte no jogo contra o Egipto em que os “Tubarões Martelo” perderam por um ponto de diferença. “Perdemos por um ponto um jogo que deveríamos vencer. Mas temos de estar com as cabeças erguidas, apesar de o objectivo não ter sido alcançado. Tanto nós jogadores, como a equipa técnica e todos os membros da Federação demos de tudo para alcançar o melhor resultado possível. Mas no desporto é assim, uns perdem e outros ganham, não tivemos a sorte de ganhar”, lamenta um dos mais experientes atletas da nossa selecção.