Africa Basquetebol

23 agosto 2013

CABO VERDE : Afrobasket: Cabo Verde vence República Centro Africana

A selecção cabo-verdiana de basquetebol venceu a sua congénere da República Centro Africana por 90-82, no jogo da segunda jornada do Grupo C do Afrobasket 2013. Os “Tubarões Martelo” melhoraram muito o seu jogo, depois da derrota na jornada inaugural frente a Angola. Rodrigo Mascarenhas e Dimitri Coronel foram as estrelas da tarde.

Afrobasket: Cabo Verde vence República Centro Africana
Com Vinny Lima em bom plano, ajudado por Rodrigo Mascarenhas, Dimitri Coronel e Eddy Walter, Cabo Verde comandou as operações e esteve sempre em vantagem no marcador, nunca dando hipóteses aos centro-africanos.
No primeiro período, os "Tubarões Martelo" já venciam por doze pontos de diferença (23-11), mas logo depois permitiram a recuperação da formação da África Central, que venceu o segundo período por 26-22. Apesar dessa recuperação, era Cabo Verde quem seguia na frente do marcador ao intervalo (45-38).
Cabo Verde continuava a dominar em todos os aspectos do jogo, perdendo apenas nos lançamentos de longa distância, onde a República Centro Africana mostrou-se mais eficaz. Mas a luta debaixo das tabelas era ganha pelos comandados de Alex Nwora, com destaque para Rodrigo Mascarenhas e Kevin Coronel.
O terceiro período foi dos mais renhidos, com Cabo Verde a vencer por 19-18. Os centro-africanos ainda venceram o último quarto de tempo pela margem mínima (27-26) mas a vitória não fugiu a Cabo Verde que venceu por 90-82.
Apesar de Shane da Rosa, Mário Correia e Brian Rudolph terem atingido a quinta falta no último período, Cabo Verde conseguiu manter a vantagem no marcador.
Destaque na formação crioula para Rodrigo Mascarenhas, com 17 pontos, 12 ressaltos e duas assistências. Foi o homem do jogo. Dimitri Coronel também esteve em bom plano, com 17 pontos e cinco ressaltos. Vinny Lima com 15 pontos, Eddy Walter e Shane da Rosa com 11, também ajudaram na primeira vitória de Cabo Verde no Afrobasket 2013 que decorre em Abidjan, capital da Costa do Marfim.
Do lado da República Centro-Africana, Makongo com 14, Kouguere com 13 e Kossangue com 12 pontos foram os destaques.
No próximo sábado, Cabo Verde mede forças com Moçambique, em novo duelo lusófono. A República Centro-Africana termina a fase de grupos a enfrentar Angola.