Africa Basquetebol

25 agosto 2013

ANGOLA : Primeira fase só com vitórias

                       
Centro-africanos colocaram os vice-campeões africanos em sentido para a surpresa dos amantes da modalidade
Fotografia: M. Machangomgo
A Selecção Nacional derrotou ontem a similar da República Centro Africana, por 80-85, em partida que marcou o encerramento da terceira e última jornada da fase do Grupo C da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, competição que a partir de amanhã entre para os oitavos-de-final.
Com este triunfo, os decacampeões africanos que ontem não contaram com o contributo do extremo base Olímpio Cipriano, que se lesionou numa sessão de treinos, no tornozelo esquerdo, confirmaram a primeira posição do seu grupo, com seis pontos, fruto de três vitórias, em igual número de jogos.
Longe ainda da sua forma desportiva, a Selecção Nacional entrou melhor no quarto inicial, com Carlos Morais, uma vez mais a se destacar entre os demais, com lançamentos certeiros a longa distância. 20-12, era o resultado, ao cabo do primeiro quarto.
No segundo período, os decacampeões africanos acertaram o seu jogo, apesar de terem permitido alguma passividade nos minutos finais do segundo quarto, em que saíram a vencer por 43-34.
Angola levou um susto quando viu a vantagem de dez pontos a ser anulada, quando restavam cinco minutos para o termo do jogo. Os centro-africanos passaram para a liderança do placard (67-71), quando restavam quatro minutos para o termo da partida.
A República Centro Africana que até então tinha passado despercebida na prova conseguiu pregar um susto aos decacampeões africanos, que se livraram da primeira derrota na competição. 85-80 foi o resultado final a favor da Selecção Nacional.
Carlos Morais e Reggie Moore foram os melhores marcadores, com 20 e 18 pontos respectivamente. Ainda ontem, para o Grupo A, a selecção do Senegal bateu a sua similar da Argélia, por 62-57, num jogo bastante emotivo do primeiro ao último minuto.
Maleye Ndoye, do Senegal, e Mohamed Harat, da Argélia, foram os melhores marcadores do desafio, ambos anotaram 14 pontos cada. Os senegaleses que tinham sido vergados na ronda anterior, frente a formação caseira, com quem perderam por claros 46-74, renasceram dos “escombros” e bateram os argelinos, por 62-57.
Com este triunfo, os penta campeões africanos terminaram na segunda posição do Grupo A, com cinco pontos, contra quatro da Argélia, no terceiro posto.
Já os anfitriões tiveram que se aplicar ao máximo para levar de vencida a jovem formação do Egipto, por 69-62, partida que marcou o encerramento do Grupo A.
A força de vontade apresentado pelos pupilos egípcios não foi suficiente para derrotar a forte selecção da Costa do Marfim, que está engajada em arrebatar o ceptro, pela terceira vez.
O jovem Asssem Marei, poste de apenas 20 anos de idade, foi uma das figuras do jogo, ao anotar 25 pontos. Apesar de terminar a fase regular, com três derrotas, os egípcios mostraram ontem que estão “vivos” para lutarem pelo título africano.

Nos oitavos de final - Selecção nacional pode defrontar Mali
A Selecção Nacional de Basquetebol, vencedora do Grupo C da fase preliminar do Campeonato Africano das Nações, com palco em Abidjan, pode defrontar amanhã, a partir das 18h30, no Palácio dos Desportos, o Mali, em jogo referente aos oitavos de final da competição, caso os malianos percam hoje frente ao Congo no adeus do Grupo D. A entrada da última jornada do Grupo D, liderado pelos Camarões, com quatro pontos, os mesmos que a Nigéria, na segunda posição, a selecção do Mali ocupa o quarto e último lugar da tabela classificativa.
Uma eventual derrota dos malianos hoje frente aos congoleses, coloca a selecção do Mali no caminho de Angola, nos oitavos. O primeiro classificado do Grupo C defronta o quarto classificado do Grupo D.
Caso o Mali vença a partida, a lanterna vermelha fica com a modesta formação do Congo, pelo que, mede forças com o cinco nacional que procura o 11º título africano. Malianos e congoleses somaram já duas derrotas consecutivas.  
M.C

Fase regular - Malianos com pior registo
Contra todas as expectativas, a selecção do Mali detém o pior registo entre as 16 formações que disputam o Afrobasket’2013. A selecção do Mali era apontada como a terceira força no Grupo D pelos críticos da “bola ao cesto” e uma das que podia ombrear de igual para igual com as selecções da Nigéria e dos Camarões. Acabou por defraudar as expectativas dos amantes da modalidade.
Com várias participações em fases finais do Afrobasket, a selecção do Mali tem deixado muito a desejar nesta prova que decorre na Costa do Marfim e, na sexta-feira, os malianos foram completamente humilhados pelos pupilos de Lazare Adingono, a quem venceram por  expressivos 89-35, sendo por isso a segunda derrota mais pesada da fase regular.
Os burkinabes, que fazem a sua estreia na competição, perderam igualmente na última sexta-feira, frente aos tunisinos, actuais campeões africanos, por 45-100. A selecção do Mali vê-se na obrigação de vencer hoje o Congo, a partir das 16h00, no Palácio dos Desportos, a fim de evitar o último lugar da fase preliminar. 
M.C

Curiosidades
Ruanda com quatro participações

A selecção do Ruanda disputa pela quarta vez consecutiva uma fase final de um Afrobasket. Os ruandeses estrearam-se em 2007 na prova disputada em cinco cidades de Angola, Luanda, Cabinda, Benguela, Huambo e Huíla.
A Costa do Marfim conquistou o seu primeiro título africano em 1981, no Afrobasket disputado na Somália, ano em que os moçambicanos participaram pela primeira vez na prova. Um ano antes, em 1980, Angola com apenas quatro anos de Independência Nacional marcava sua aparição na maior festa do basquetebol africano.
M.C

Grupo D
Camarões e Nigéria em duelo de gigantes

As selecções da Nigéria e dos Camarões defrontam-se esta noite a partir das 21h00, no Pavilhão Palácio dos Desportos, em desafio referente à última jornada do Grupo D da fase preliminar da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, para a decisão da liderança da referida série.

Líderes incontestáveis do Grupo D, ambos com quatro pontos, fruto de duas vitórias cada em igual número de jogos, camaroneses e nigerianos vão escaldar esta noite o modesto Pavilhão do Palácio dos Desportos, no embate considerado pelos amantes da modalidade como uma final antecipada, a julgar pelo valor das duas agremiações.
Depois de eliminados nos quartos-de-final no Campeonato Africano das Nações de 2011, em Antananarivo, pelos decacampeões africanos, os pupilos de Lazere Adingono estão dispostos a corrigir os erros cometidos na edição passada e conquistar pela primeira vez o anel continental, em posse da selecção da Tunísia.
Dos dois jogos disputados na fase preliminar, a selecção dos Camarões anotou 163 pontos, sofreu apenas 78, o que ilustra perfeitamente a coesão defensiva dos camaroneses.
Por seu turno, os nigerianos marcaram até à entrada da terceira jornada 167 pontos, tendo sofrido 132. Desprovidos de seis jogadores que ajudaram o país a carimbar o passe para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, por via do torneio pré-olímpico, numa qualificação inédita, os nigerianos estão dispostos a inscrever pela primeira vez o seu nome no naipe restrito de selecções vencedoras ao tão cobiçado troféu.
Os irmãos Aminu são a esperança dos nigerianos que almejam conquistar o Afrobasket 2013, depois do brilharete que tiveram em Caracas, no torneio pré-olímpico.
O tira teimas desta 27ª edição do Afrobasket 2013, competição que apura os três representantes do continente africano ao Campeonato do Mundo de Espanha, em 2014, acontece seguramente esta noite.
Apuram-se para os oitavos-de-final as quatro selecções  de cada grupo que no sistema cruzado disputam os quartos-de-final. Ainda hoje, para o mesmo grupo, o Congo mede forças a partir das 16h00, com a selecção do Mali, num prélio onde os congoleses são claramente favoritos, em razão da má campanha que os malianos têm estado a patentear ao longo da competição.

Hoje/Grupo B  -  Equipa do Marrocos  tem tarefa facilitada
A selecção de Marrocos vai confirmar hoje, a partir das 12h00, no Palácio dos Desportos, o segundo lugar do Grupo B, quando defrontar a modesta formação do Burkina Faso, equipa que faz a sua estreia numa prova do género.
Os marroquinos no início da competição pregaram um susto aos actuais campeões africanos, a Tunísia, com que perderam por escassos dois pontos (54-56), vão procurar alcançar a segunda vitória consecutiva nesta etapa da competição.
Com maior ou menor dificuldade, a selecção de Marrocos vai seguramente garantir a conquista dos dois pontos em disputa, já que tem pela frente um adversário de longe inferior ao potencial dos magrebinos.

Já a Tunísia despede-se da fase preliminar do Afrobasket da Costa do Marfim frente à selecção do Ruanda, do conhecido Cedrick Ison.Tal como os marroquinos, os tunisinos com maior ou menor dificuldade vão assegurar o triunfo, partida marcada para as 18h30 minutos.
M.C

Próxima fase - País anfitrião defronta Burkina Faso

A Costa do Marfim, país anfitrião da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações diz hoje adeus à fase preliminar, quando defrontar, a partir das 12h30 minutos a modesta selecção do Burkina Faso, em desafio referente aos oitavos-de-final da competição.
Depois de ter perdido a organização da XXVI edição a favor do Madagáscar, dada a instabilidade política que reinava na altura, a Costa do Marfim decidiu acolher a edição 27 do Afrobasket com o único propósito de conquistar o título africano.
Com o calendário bastante favorável para os oitavos-de-final, em que têm pela frente a modesta equipa do Burkina Faso, equipa que convive pela primeira vez na festa dos grandes da “bola ao cesto”, os costa-marfinenses têm praticamente assegurada a presença nos quartos-de-final.
À semelhança da República Centro Africana, a Costa do Marfim apresenta igualmente dois títulos africanos e vai a busca do seu terceiro anel continental.
Batidos pelos decacampões africanos na final no Afrobasket de 2009, prova disputada em duas cidades da Líbia, Tripoli e Bengasi, a selecção da Costa do Marfim organiza a prova para ficar com o troféu.

Selecção de Cabo Verde termina em segundo lugar
A ineficácia nos lançamentos livres ditou ontem a derrota da selecção de Moçambique frente a aguerrida formação de Cabo Verde, com quem perdeu por 53-65, em partida referente a última jornada do Grupo C da fase preliminar do Afrobasket, triunfo que colocou os cabo-verdianos na segunda posição, com cinco pontos.
De facto, os moçambicanos pagaram uma factura grande, já que nos momentos cruciais da partida não souberam tirar proveito dos lançamentos livres a que tiveram direito, num total de seis.
As duas colectividades apresentaram um basquetebol maduro durante os 40 minutos de jogo, em que o equilíbrio prevaleceu em algumas etapas do jogo, com os cabo-verdianos a manterem sempre o controlar das operações, ao contrário dos moçambicanos que estiveram muito apáticos no capítulo ofensivo.
A vitória de Cabo Verde ajusta-se perfeitamente, porque foi a equipa melhor estruturada, quer no aspecto defensivo, quer no capítulo ofensivo. O base Dimitry Coronel, de Cabo Verde, foi o MVP da partida, com 18 pontos marcados, em 27 minutos e sete segundos de jogo. Brian Rudolph terminou com 13 pontos.

Por banda dos moçambicanos, que ocuparam o terceiro lugar do Grupo C, com quatro pontos, destacou-se o jovem Pio Matos, com 12 pontos.
M.C