Africa Basquetebol

02 julho 2013

ANGOLA : Selecção em contagem decrescente

                       
Selecção Nacional realiza hoje no Pavilhão CODENM mais duas sessões de treino a primeira acontece às 9h00
Fotografia: Eduardo Pedro
A Selecção Nacional de basquetebol, que prepara a fase final da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, na Costa do Marfim, realiza hoje, no Pavilhão do CODENM, mais duas sessões de treino, quando está a menos de uma semana do embarque para Espanha, onde vai cumprir um estágio pré-competitivo de cerca de um mês e meio.
Depois de ter trabalhado nas províncias do Bié e Benguela durante as primeiras duas semanas, os decacampeões africanos regressaram domingo a Luanda e ontem realizaram no Pavilhão do CODENM, no final do dia, o primeiro treino na capital. Hoje, estão previstas duas sessões e o seleccionador nacional, Paulo Macedo, vai rever a condição física dos pré-seleccionados, depois da carga a que foram submetidos durante as duas primeiras semanas de preparação.
Apesar da componente física dominar as primeiras duas semanas de preparação do combinado nacional, que na Costa do Marfim vai tentar resgatar o título africano perdido em 2011, a favor da sua similar da Tunísia, Paulo Macedo trabalhou também os aspectos técnicos e tácticos. Nesta última semana de preparação em Luanda, antes de seguir viagem para Espanha, em princípio no dia 7 do mês em curso, as transições rápidas defesa ataque vão dominar as sessões de treino da Selecção Nacional.

VALDELÍCIO CHEGA NA QUINTA-FEIRA
O poste Valdelício Joaquim, 2,08 metros de altura, atleta que joga no Hawai University dos Estados Unidos, chega quinta-feira a Luanda para se juntar ao grupo liderado por Paulo Macedo. A confirmação da data da chegada do jovem atleta foi dada ontem ao Jornal dos Desportos por Eurico Araújo “Boneco”, vice-presidente para as selecções nacionais. “Valdelício Joaquim chega na quinta-feira a Luanda via África do Sul e acredito que na sexta-feira pode integrar o grupo de trabalhos”, confirmou o coordenador da Selecção Nacional. Questionado sobre o poste Yanick Moreira, atleta que também joga nos Estados Unidos, Eurico Araújo afirmou “que desconhece até aqui a sua situação”.

Afrobasket U16 - Federação assegura estágio para as sub-16A selecção feminina de basquetebol em sub-16, que projecta a sua participação no Campeonato Africano das Nações da categoria, a decorrer de 27 de Julho a 7 de Agosto em Harare, capital do Zimbabwe, vai cumprir um estágio pré-competitivo na África do Sul. As comandadas de Apolinário Paquete vão estagiar em terras sul-africanas durante 15 dias, antes de rumarem para o local da competição. A filtragem das 13 atletas que vão representar as cores da bandeira nacional no Afrobasket de sub-16, prova selectiva ao Campeonato do Mundo de sub-17, a disputar-se em 2014, deve acontecer no final desta semana.
A delegação deixa Luanda no dia 10 e tem como chefe de missão Nguabi Salvador. O seleccionador nacional mostrou-se reconfortado pelo facto da direcção da Federação Angolana de Basquetebol, encabeçada por Paulo Alexandre Madeira, ter conseguido proporcionar um estágio de 15 dias à Selecção Nacional feminina de sub-16.  “Felizmente foi-nos dada a possibilidade de realizarmos um estágio na África do Sul. Queríamos embarcar no dia 8 mas, infelizmente, só podemos sair no dia 10”, finalizou Apolinário Paquete.
M.C

Universitário - Unibelas e Católica acertam calendário

As universidades Unibelas e Católica defrontam-se domingo, no campo de São Domingos, a partir das 16h00, em desafio de acerto de calendário do campeonato universitário de basquetebol em seniores masculinos. A Universidade Católica apresenta-se como favorita à conquista dos dois pontos, pela qualidade dos seus jogadores. A prova prossegue no dia 14, com as seguintes partidas: Universidade Metodista-Universidade Lusíada. No futsal, a Faculdade de Ciências defronta domingo, no campo de São Domingos, às 16h00, a Iscisa. A Unia tem pela frente o Cis, às 17h00, no mesmo recinto, ao passo que a Lusíada mede forças com a Católica.
M.C