Africa Basquetebol

27 junho 2013

ANGOLA : Macedo satisfeito com entrega de jogadores

                       
“Temos um objectivo de reconquistar o título, o que vai passar por um árduo trabalho nestas últimas semanas”, reforçou.
Fotografia: Jornal dos Desportos
O treinador da selecção nacional de basquetebol, Paulo Macedo, garantiu ontem, em Benguela, que a evolução e entrega dos atletas satisfazem a equipa técnica. Em declarações à Angop, Paulo Macedo disse que os atletas estão a cumprir o que foi traçado e a reagir satisfatoriamente. Paulo Macedo adiantou que nesta segunda semana de estágio começou a introduzir acções tácticas a utilizar no Afrobasket de 2013, bem como continuar a criar automatismos para que no dia da competição a equipa venha a superar as expectativas
“Temos um objectivo de reconquistar o título, o que vai passar por um árduo trabalho nestas últimas semanas”, reforçou. Após o estágio de uma semana na província do Bié, a Selecção Nacional cumpre hoje o quinto dia de trabalho Benguela com treinos de ginásio e o período da tarde está reservado a trabalhos técnicos e tácticos.

Pré-selecção prepara tácticaDepois de ter dedicado as primeiras três semanas aos fundamentos técnicos, o seleccionador nacional de basquetebol feminino, Apolinário Paquete, arrancou esta semana com os aspectos técnicos do grupo que de 27 de Julho próximo a sete de Agosto vai representar o país no Campeonato Africano das Nações de Sub-16, com palco em Harare, capital do Zimbabwe. Os fundamentos técnicos como a mecânica de lançamento, passe, drible cruzado com mudanças de direcção, jogadas de um contra um e um contra dois consumiram as três primeiras semanas de trabalho, em face das debilidades das pré-seleccionadas.
Apolinário Paquete decidiu avançar com os aspectos tácticos que vão culminar com jogos de controlo, antes de rumar para Harare, cidade que vai acolher a fase final do Afrobasket da categoria. “Felizmente, depois de muita persistência no trabalho dos fundamentos técnicos. Graças a Deus, as atletas melhoraram significativamente e isso não nos permitiu avançar já para os aspectos tácticos que serão complementados com jogos de controlo”, disse o seleccionador nacional.
Durante a semana, Apolinário Paquete, tem trabalhado com o grupo diminuído, devido às actividades escolares. Apenas aos sábados, o seleccionador nacional tem o privilégio de trabalhar com o grupo completo mas, ainda assim, Apolinário Paquete afirmou que não tem encontrado qualquer dificuldade em cumprir com o seu plano de preparação.

NACISSELA MAURÍCIO CONVIVE COM ATLETAS  
A capitã da selecção sénior feminina de basquetebol, Nacissela Maurício, vai conviver este sábado com as integrantes da pré-selecção nacional.
Depois de Sónia Guadalupe ter passado o seu testemunho às selecções jovens até atingir a selecção principal, este sábado, será a vez da extremo da formação do 1º de Agosto. De acordo com Nguabi Salvador, coordenador da selecção de Sub-16, as atletas comandadas pelo técnico angolano Apolinário Paquete vão continuar a receber visitas das atletas que se sagraram campeãs africanas em 2011, no Mali.
Hélder Jeremias

Em Antananarivo
Afrobasket  arranca hoje
A fase final da quarta edição do Campeonato Africano das Nações (Afrobasket), na categoria de Sub-16 em masculinos, começa a ser jogada hoje, em Antananarivo, capital do Madagáscar, com a participação de doze selecções subdivididas em dois grupos de seis. Desde terça-feira, em Antananarivo, a Selecção Nacional entra na referida competição com a missão de melhorar o quarto lugar alcançado na edição passada.O Campeonato Africano das Nações vai apurar o primeiro classificado para o Campeonato do Mundo de Sub-17, a disputar-se em 2014. Manuel Silva “Gi”, seleccionador nacional, afirmou antes da partida para o local da competição que a Selecção Nacional vai tudo fazer para trazer uma medalha, sem no entanto especificar entre ouro, prata e bronze. “Nós vamos dar o nosso melhor. Isto significa superarmos a prestação da edição passada”, afirmou Manuel Silva “Gi”.                          
MC