Africa Basquetebol

29 junho 2013

ANGOLA : Selecção encerra estágio hoje

                       
Pupilos de Paulo Macedo realizam hoje em Benguela a última sessão de treinos e regressa hoje á Luanda
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos encerra hoje o estágio de uma semana que efectua na província de Benguela, no âmbito da sua preparação  com vista a 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, competição a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, na Costa do Marfim, selectiva ao Campeonato do Mundo de 2014, marcado para Espanha.
A comitiva angolana, chefiada por Eurico Araújo “Boneco”, vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol para as selecções nacionais, desembarca amanhã em Luanda, nas primeiras horas da manhã.
Nestas duas primeiras semanas de preparação repartidas entre as províncias do Bié e Benguela, o combinado nacional persegue o décimo primeiro troféu continental e consequentemente, o passe de acesso à fase final do Campeonato do Mundo de Espanha, a disputar-se em 2014, aprimorou a condição física dos dezanove atletas convocados para a Costa do Marfim, sem descurar os aspectos técnicos e tácticos.
Desprovido de Yanick Moreira, poste, dois metros e nove centímetros de altura, e Valdelício Joaquim, poste, dois metros e oito centímetros de altura, ambos a militarem nos Estados Unidos da América, a Selecção Nacional começa na segunda-feira a dar seguimento à sua preparação aqui em Luanda.
Entretanto, apenas quinze atletas devem seguir viagem para o estágio no Reino de Espanha, local escolhido pelo seleccionador nacional, Paulo Macedo, para montar as estratégias finais, tendo em vista a disputa da fase final do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol.
A Selecção Nacional deve deixar a capital do país no dia 7 de Julho com destino a Espanha, onde vai cumprir um estágio de aproximadamente um mês e meio. Naquele país ibérico, o cinco nacional deve fazer entre oito a dez jogos de controlo.
Estão já confirmadas partidas com as selecções da Eslovénia e da Croácia. A Macedónia também consta da lista das selecções com que os decacampeões africanos vão jogar.
O combinado nacional figura no Grupo C, juntamente com as selecções da República Centro-Africana, Moçambique e Cabo Verde. No Grupo A, estão as selecções da Costa do Marfim, país anfitrião, Egipto, Senegal e Argélia. Tunísia, actual campeã africana em título, faz parte do Grupo B, ao lado do Ruanda, Marrocos e Burkina Faso. Nigéria, Camarões, Congo e Mali integram o Grupo D.
Trabalham as ordens de Paulo Macedo os seguintes atletas: Carlos Almeida, Armando Costa, Edmir Lucas, Felizardo Ambrósio, Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Joaquim Gomes “Kikas”, Reggie Moore, António Monteiro, Edson Ndoniema, Muto Fonseca, Olímpio Cipriano, Roberto Fortes, Carlos Morais, Hermenegildo Mbunga, Leonel Paulo, Paulo Santana, Eduardo Mingas e Milton Barros.

Visita
Nacissela fala com a selecção de sub-16

A capitã da Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina, Nacissela Maurício, visita hoje, no Pavilhão Anexo número dois a Cidadela Desportiva, a selecção feminina de sub-16, que projecta o Campeonato Africano das Nações da categoria, a decorrer de 27 de Julho a sete de Agosto próximo.
Depois da Sónia Guadalupe ter passado a sua experiência às mais jovens, muito recentemente, hoje, cabe a capitão do cinco nacional apresentar o seu testemunho da sua longa carreira como desportista de alta competição.
A visita da campeã africana está a ser aguardada com bastante expectativa pelas integrantes da Selecção Nacional, fundamentalmente, aquelas que militam no interior, já que vão ter o privilégio de trocar impressões ao vivo com a extremo da formação do 1º de Agosto.
De acordo com Nguabi Salvador, coordenador da Selecção Nacional de sub-16 em femininos, estas visitas são extremamente importantes, na medida em que elevam a auto-estima das seleccionadas.
“As meninas ficam deslumbradas quando estão diante das atletas da selecção principal que passam o seu testemunho até atingirem o estrelado. Daí que, temos promovidos encontros para motivar as nossas meninas que brevemente estão a competir numa fase final de Afrobasket”, disse.
 Estão igualmente previstas visitas a sítios e monumentos da capital do país, segundo fez saber ainda Nguabi Salvador. Hoje, o grupo liderado por Apolinário Paquete, concluí a quarta semana de preparação, com vista o Afrobasket de Harare.      
M.C