Africa Basquetebol

16 julho 2013

ANGOLA : Campeãs em preparação para Africano de Maputo

A Selecção Nacional de basquetebol sénior feminino realiza hoje, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, mais duas sessões de treinos, na rota da sua preparação com vista o Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, competição a decorrer em Setembro próximo, em Maputo, capital moçambicana. Ontem, na primeira sessão de treinos da semana, o seleccionador nacional, Aníbal Moreira, que tem a missão espinhosa de lutar pelo segundo título africano, depois de ter vencido de forma brilhante em 2011, conta com a presença das dezanove (19) jogadoras convocadas para a “operação” Maputo.
Whitney Miguel, atleta que actua no Leon Tregor B29 de França, foi a grande atracção da primeira sessão de treinos do combinado nacional que esteve virada essencialmente para o aspecto recreativo. Whitney Miguel, jogadora que foi chamada pela primeira vez a fim de integrar os trabalhos da Selecção Nacional, chegou sábado último a Luanda, proveniente de Paris. A atleta vai reforçar a posição um ( base)  do cinco nacional, a julgar pelas qualidades da jovem jogadora que começou a praticar a modalidade em terras francesas, dado que os pais emigraram muito cedo para o velho continente.
Hoje, ao contrário da sessão de ontem, o seleccionador nacional vai começar a trabalhar os aspectos técnicos e tácticos do grupo. Amanhã, a Selecção Nacional volta a realizar duas sessões de treinos, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela. Angola figura no grupo B da fase final do Campeonato Africano das Nações, ao lado das selecções de Cabo Verde, Mali, Quénia, Camarões e Nigéria. Eis as 19 atletas que trabalham com a dupla técnica Aníbal Moreira e Eliza Pires: Catarina Camufal, Mereciana Fernandes, Astride Vicente, Nguendula Filipe, Nadir Manuel, Judith Queta, Sónia Guadalupe, Fineza Eusébio, Rosa Gala, Helena Francisco, Nacissela Maurício, Felizarda Jorge, Madalena Félix, Ana Goncalves, Luísa Tomás, Madalena Valentim, Rosemira Daniel, Clarisse Mpanka, Whitney Miguel.

Madrid -  Decacampeões entram na fase de jogos de controlo
A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculino defronta amanha, em Madrid, um misto de jogadores da Liga ABC daquele país ibérico, no âmbito da preparação  para a disputa da 27ª edição do Campeonato Africano das Nações, competição a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, na Costa do Marfim. Desde o dia 08 em Madrid, palco da fase derradeira do estágio pré-competitivo, para o Afrobasket da Costa do Marfim, prova selectiva ao Campeonato do Mundo de 2014, a decorrer em Espanha, o cinco nacional começa amanhã com a fase de jogos de controlo que vão dotar a equipa treinada pelo técnico, Paulo Macedo, de maior rodagem competitiva.
De acordo o plano de preparação do combinado nacional que vai em busca do 11º troféu africano, os pupilos de Paulo Macedo vão realizar oito a dez jogos de controlo no Reino de Espanha, antes de rumar para a Costa do Marfim. Venezuela e Croácia são os próximos adversários dos decacampeões africanos da “bola ao cesto”.
Entretanto, o cinco nacional pode defrontar a selecção da Costa do Marfim, país que acolhe a edição número 27 do Afrobasket. Em declarações ontem a Rádio Cinco, o seleccionador nacional confirmou o convite formulado pelo seleccionado da Costa do Marfim, que à semelhança de Angola prepara com todos os cuidados o Campeonato Africano das Nações. “Estamos a estudar essa possibilidade. Nos próximos dias já podemos ter uma ideia mais clara em relação a este convite”, asseverou Paulo Macedo.
M.C

Combinado Nacional parte para Benguela

A Selecção Nacional de basquetebol sénior feminino pode partir esta quinta-feira, para Benguela, onde dá seguimento à preparação, para a disputa da fase final do Campeonato Africano das Nações da categoria, a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, na Costa do Marfim. De acordo com uma fonte federativa, as pupilas de Aníbal Moreira que ontem mesmo começaram com os trabalhos de preparação, para o Afrobasket, escolheram a cidade de Benguela em detrimento da província da Huíla que nesta fase do ano está a fazer muito frio.

Posteriormente, o combinado nacional segue para o Huambo, onde vai permanecer por um período de duas semanas, antes de regressar à Luanda.
A Selecção Nacional tem igualmente marcado um estágio pré-competitivo no Reino de Espanha, antes de rumar para o palco da competição. Em terras espanholas estão previstos jogos de controlo com selecções cotadas a nível do velho continente.
 M.C