Africa Basquetebol

11 fevereiro 2013

ANGOLA : Interclube projecta manutenção


Alberto Carvalho tem uma equipa bem moralizada para enfrentar o 1º de Agosto no jogo de sexta-feira
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Interclube inicia hoje a sua preparação com vista a disputa da nona e última jornada da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (Bai Basket), a ter lugar na próxima sexta-feira, a partir das 18h00 no pavilhão do Rio Seco, frente ao 1º de Agosto.

Depois de na sexta-feira terem feito a manutenção do primeiro lugar na tabela classificativa da maior competição nacional, com 32 pontos, mercê da vitória caseira de 89-53 sobre a modesta formação do Clube Universidade Agostinho Neto, a equipa da Polícia Nacional está em vésperas da sua tarefa mais difícil, que é a de enfrentar a formação militar diante do seu público exigente e pouco acostumado a permitir veleidades aos seus adeptos.

Os polícias, em 17 jogos, consentiram apenas duas derrotas, ao passo que o 1º de Agosto venceu 13 partidas e foi mal sucedido em quatro encontros, mas o historial entre as duas equipas remete a disputas muito renhidas, não obstante o favoritismo dos militares. O técnico principal do Interclube, Alberto de Carvalho “Ginguba”, na qualidade de exímio conhecedor do basquetebol nacional, sabe que para evitar o assalto do Atlético Petróleos de Luanda, segundo classificado, com menos um ponto (31), à liderança, só o triunfo interessa à sua equipa no embate com o 1º de Agosto.
Para lograr a vitória, Ginguba tem uma “missão não impossível”, mas a sua concretização afigura-se árdua, pois o adversário ocupa o terceiro lugar com 30 pontos e tem a pretensão de obter o melhor resultado no jogo, para que as estatísticas lhe permitam ainda almejar o título. Diante o cenário que se vislumbra, o Atlético Petróleos de Luanda, com 14 vitórias e três derrotas, parece ter a corrente a seu favor, uma vez que, depois de sexta-feira à noite, no pavilhão do Dream Space, ter batido por 103-96 o Clube Desportivo e Recreativo do Libolo, mede forças com o Progresso Associação do Sambizanga. Um jogo em que a superioridade do plantel às ordens de Lazare Adingono é evidente.

O Clube Recreativo e Desportivo do Libolo, que completou 29 pontos, 12 vitórias e cinco derrotas, pouco ou nada pode fazer, pois o quarto lugar da tabela classificativa parece ser merecido pela pálida prestação que está a fazer na presente época, em que tem ficado privado da prestação de alguma unidades influentes, por questões clínicas, com particular realce para o internacional extremoposte Olímpio Cipriano. Nota negativa da VIII jornada foi a não realização do jogo entre o Atlético Sport Aviação (ASA), quinto classificado, e o Clube Amigos de Viana, marcado para as 16h00 de sexta-feira no Dream Space. Fontes próximas revelam que razões financeiras estiveram na base.