Africa Basquetebol

10 dezembro 2012

MOÇAMBIQUE : Derby de gigantes aquece “Nacional”


FERROVIÁRIO e Desportivo protagonizam, esta noite, a partir das 20:00 horas, o desafio mais aliciante da quarta jornada da Liga Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.
 
O encontro terá como palco o pavilhão do Desportivo e é aguardado com particular expectativa.
Os embates entre “locomotivas” e “alvi-negros” têm sido marcados pelo equilíbrio, mas sempre com uma dose de espectacularidade. Durante as provas disputadas a nível do capital do país travaram despiques acesos do primeiro ao último minuto e esta deve ser a tónica dominante em mais este confronto.
O Ferroviário, actual detentor do título, e vencedor do Campeonato da Cidade de Maputo, parte para esta partida super moralizado e com uma parcela de favoritismo, no entanto terá que o provar dentro de campo.
A anteceder este jogo, o Maxaquene mede forças com o Costa do Sol, a partir das 18:00 horas, num despique não menos interessante.
A ronda abre com o Matolinha a bater-se com o Ferroviário da Beira às 14:00 horas, a seguir será a vez da UP defrontar a Soprotecção de Quelimane.

Ferroviário Superior

 
O FERROVIÁRIO venceu o Maxaquene, por 71-66, no embate mais importante da segunda jornada da Liga Nacional de Basquetebol em seniores femininos, realizado no último sábado, no pavilhão do Desportivo.
A partida foi muito bem disputada com os locomotivas e tricolores baterem-se bem sobretudo no quatro e último período.
No entanto, a equipa “locomotiva”, actual detentora do título, mostrou mais concentração e poder de finalização nos momentos derradeiros do encontro. Entrou em campo muito melhor que o seu adversário não sendo de estranhar por isso que ao intervalo esteve a vencer por 35-19.
O intervalo terá feito bem a turma tricolor na medida em que realizou um excelente terceiro período e saiu até a ganhar, 52-50. Mas o esforço empreendido nestes dez minutos ficaram reduzidos a nada visto que na derradeira etapa do desafio, voltou a denotar muitas falhas no ataque e a defesa, acabando por ceder ante os campeões nacionais.
Noutros encontros, o Desportivo impôs-se diante da UP, por 99-61, o Costa do Sol bateu o Matolinha, por 60-49, enquanto que o Ferroviário da Beira ganhou a Soprotecção por 76-53.
Na jornada inaugural registaram-se os seguintes resultados: Ferroviário-Matolinha (82-31); Costa do Sol-UP (65-53); Desportivo-Soprotecção (103-60) e Ferroviário da Beira-Maxaquene (62-70).