Africa Basquetebol

08 dezembro 2012

ANGOLA : Eleitores escolhem hoje novo presidente


Amantes da modalidade pretendem novo rumo a modalidade que já trouxe vários títulos africanos
Fotografia: Jornal dos Desportos

O substituto de Gustavo da Conceição na presidência da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) no quadriénio 2012/2016, é hoje conhecido, após o acto eleitoral. O escrutínio nos mais variados círculos províncias começa às 10h00 e termina às 12h00. Concorrem ao cargo três candidatos. Trata-se de Conceição Sampaio (lista A), Paulo Madeira (B) e António Henriques da Silva (C). Ontem, os três concorrentes estiveram a reflectir sobre as acções desenvolvidas durante a campanha eleitoral de seis dias, que foram aproveitados para fazer passar ao máximo as ideias constantes dos seus programas à população votante. Os candidatos à presidência da FAB percorreram as províncias de Benguela, Bié, Cabinda, Huambo, Huíla, Luanda, Lunda-Sul e Namibe, onde mantiveram contactos com os eleitores locais.
Luanda é a província com o maior número de clubes, num total de 10, seguido do Bié, com sete, e Benguela, com seis, tendo sido estas as que mais atenção mereceram dos candidatos à presidência da FAB. A população votante é composta por 40 eleitores, sendo 32 clubes e oito associações. Os resultados provisórios são publicados apenas no dia 12, de acordo com o calendário da Comissão Nacional Eleitoral. O dia 14 está reservado a possíveis reclamações. Os resultados finais são divulgados apenas no próximo dia 15.

HISTÓRIA
O quinto “inquilino”


As eleições na Federação Angolana de Basquetebol (FAB), marcadas para esta manhã, nas suas instalações, vão determinar o quinto presidente na história da instituição. Fundada em 1977, a FAB teve como primeiro presidente o engenheiro José Guimarães, conhecido nas lides do basquetebol como “Piriquito”. O consolado de José Guimarães teve a duração de dez anos, de 1977 a 1987, altura em que foi substituído pelo engenheiro Carlos Teixeira “Cagi”. Cagi presidiu à direcção da federação de 1987 a 1996, tendo conquistado quatro Campeonatos Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, além da estreia em Jogos Olímpicos, isto em 1992, em Barcelona, Espanha. Antes na década 1980, Angola conquistou o primeiro Campeonato Africano de juniores, no consolado de José Guimarães. Em 1996, doutor António Pires Ferreira assumiu a presidência da FAB e, durante o seu mandato, Angola conquistou quatro “Africanos”, tendo abandonado em 2005, altura em Gustavo da Conceição ocupou o cargo. O presidente cessante, Gustavo da Conceição, conquistou dois Afrobaskt´s.
MC