Africa Basquetebol

10 dezembro 2012

ANGOLA : D´Agosto chega hoje com a Taça na bagagem


Equipa do Rio Seco conquistou o seu sétimo título continental
Fotografia: Jornal dos Desportos
O novo presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FA B), Paulo Alexandre Madeira, felicitou no sábado a formação do 1º de Agosto pela conquista da XXVII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, que bateu na final o arqui-rival, Petro de Luanda, por 80-69, prova que decorreu de 29 de Novembro a 8 de Dezembro em Malabo, capital da Guiné Equatorial.

"A lista B concorrente aos órgãos sociais da direcção da Federação Angolana de Basquetebol congratula-se com a vitória da equipa sénior masculina de basquetebol do 1ºde Agosto na Taça dos Clubes Campeões Africanos e dá os parabéns aos atletas, técnicos, direcção e aos adeptos", lê-se no comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso, assinada pelo seu líder, Paulo Alexandre Madeira, que deve ser confirmado nos próximos dias como novo presidente da FAB, substituindo no cargo Gustavo Vaz Dias da Conceição.

Com este triunfo, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas reconquistou a Taça dos Clubes Campeões Africanos, perdida em 2011 a favor da equipa tunisina do Étoile Sportive, elevando para sete o número de troféus conquistados, sendo, por isso, a equipa mais titulada do continente africano. Os militares, que contaram com a experiência dos internacionais angolanos Carlos Almeida, Miguel Timóteo Pontes Lutonda, Joaquim Gomes "Kikas", Armando Costa, para além dos norte-americanos Reggie Moore e Cedrik Ison, estrearam-se com derrota, curiosamente, diante do Petro de Luanda, adversário da final de sábado.

A partida do final de semana foi o ajustar de contas para os pupilos de Paulo Macedo, técnico angolano que foi indigitado pela direcção do Clube das Forças Armadas Angolanas a assumir os destinos da colectividade. Paulo Macedo, ex-internacional angolano, agora nas vestes de técnico da equipa militar, leva já três troféus conquistados em menos de quatro meses, nomeadamente, a quarta edição da Taça Victorino Cunha, Supertaça Wlademiro Romero e XXVII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol. Angola fez-se representar no evento, que teve como palco a capital da Guiné Equatorial, Malabo, por três agremiações, designadamente, 1º de Agosto, campeão africano em título, Petro de Luanda, vice-campeão africano, e o Grupo Desportivo e Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul.

Carlos Hendrick
”Título é uma vitória do povo angolano”

O presidente do 1º de Agosto, Carlos Hendrick, disse sábado em Luanda que a conquista do título africano de basquetebol pela sua equipa, na Taça dos Clubes Campeões, é também uma vitória do povo angolano, que tem prestado um grande apoio às suas equipas e merece ser brindado com essas conquistas. Carlos Hendrick, reagindo à vitória dos militares frente o arqui-rival, Petro de Luanda, na final da maior prova africana de clubes de basquetebol, que decorreu em Malabo, Guiné Equatorial, manifestou-se, em declarações à Rádio Cinco, muito feliz pelo resultado alcançado pela sua equipa, que voltou a subir ao pódio e conquistou o seu oitavo título africano. "Estamos muito satisfeitos pelo resultado alcançado pela nossa equipa e pensamos que é uma vitória dos nossos sócios, adeptos e simpatizantes e também de todo o povo angolano que tanto merece essas alegrias", disse o número um do clube central das Forças Armadas Angolanas.

EQUIPA CHEGA HOJE
Numa nota de imprensa a que o Jornal dos Desportos teve ontem acesso, a área de comunicação e marketing do 1º de Agosto informa que a equipa principal de seniores masculina que sábado conquistou em Malabo o título africano de basquetebol chega hoje de manhã, às 7h00, a Luanda, trazendo o troféu de campeão na bagagem. Para o efeito, convida todos os sócios, adeptos e simpatizantes do clube, bem como a população em geral a deslocar-se ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro a fim de prestarem a devida homenagem aos campeões africanos.

Domínio Militares lideram ranking

Com a conquista da XXVII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos, por parte do 1º Agosto, a equipa militar elevou para sete o número de troféus a nível de clubes, sendo por isso a formação mais titulada do continente africano. O Clube Central Das Forças Armadas Angolanas conquistou o seu primeiro título africano em 2002, sob liderança do luso-guinense Mário Palma, que voltou a conquistá-lo em 2004. Em 2005 e 2006, a equipa militar perdeu o ceptro para as formações do ABC da Costa do Marfim e Petro de Luanda, respectivamente. A seguir, o ranking da Taça dos Clubes Campeões Africanos da bola ao cesto.

Palmarés
1966 (a prova foi anulada)
1972 Red Star de Bangui (RCA
1973 Hit Trésor de Bangui (RCA)
1975 AS Forces Armées (Senegal)
1976 Hit Tresor de Bangui (RCA)
1979 AS Forces Armées (Senegal)
1981 AS Forces Armées (Senegal)
1983 AS Police (Senegal)
1985 Maxaquene (Moçambique)
1987 Alexandria (Egipto)
1989 Asec Mimosa (C. Marfim)
1991 Jeanne D'Arc (Senegal)
1992 Zamalek (Egipto)
1994 Gezira SC (Egipto)
1996 Gezira SC (Egipto)
1998 Mas de Fez (Marrocos)
2000 Asec Mimosa (C. Marfim)
2002 1º de Agosto (Angola)
2003 1º de Agosto (Angola)
2004 1º de Agosto (Angola)
2005 ABC (Costa do Marfim)
2006 Petro de Luanda (Angola)
2007 1º de Agosto (Angola)
2008 1º de Agosto (Angola)
2009 1º de Agosto (Angola)
2010 1º de Agosto (Angola)
2011 Etoile Sahal (Tunísia)
2012 1º de Agosto (Angola)