Africa Basquetebol

09 dezembro 2012

ANGOLA : Madeira sorri na FAB


Paulo Alexandre Madeira pode substituir Gustavo da Conceição na presidência da FÁB
Fotografia: Jornal dos Desportos
Paulo Madeira, líder da lista B, pode ser confirmado nos próximos dias como o novo presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) para o quadriénio 2012/2016, substituindo no cargo Gustavo da Conceição, após a realização, ontem, do escrutínio nos vários círculos provinciais. Dos 40 filiados com direito a voto, o candidato Paulo Madeira conseguiu 20, contra 16 do seu principal concorrente, António Henriques da Silva, tendo a única senhora a concorrer para o mais alto cadeirão da direcção da FAB obtido apenas quatro votos, todos da província de Luanda. O acto, que estava marcado para as 10h00, arrancou uma hora depois e foi muito concorrido.

Em Luanda, o maior círculo eleitoral, o candidato António da Silva conseguiu cinco votos, contra dois da lista de Paulo Madeira. Já Conceição Sampaio, líder da lista A, amealhou quatro votos na capital do país, por sinal, os únicos, já que nas demais províncias a luta ficou dividida entre Paulo Madeira e António da Silva. Em Benguela, Paulo Madeira obteve uma vitória esmagadora, com cinco votos contra zero de António da Silva. A lista C, liderada por António da Silva, ganhou (2-0) na província do Huambo, tendo a vitória se repetido em Cabinda, onde conseguiu três votos contra zero de Paulo Madeira.

Na Lunda-Sul, houve um empate (1-1). Na Huíla, Paulo Madeira obteve quatro pontos, contra três de António da Silva. No Bié, constatou-se uma vitória esmagadora de Paulo Madeira, com seis votos, contra um de António da Silva. No cômputo geral, foram 20 votos conseguidos por Paulo Madeira, 16 de António Henriques da Silva e apenas quatro de Conceição Samapio. As reclamações devem ser entregues no dia 14 deste mês, segundo o calendário da Comissão Nacional Eleitoral, ao passo que os resultados finais são divulgados apenas no dia 15.