Africa Basquetebol

07 dezembro 2012

AFRICANO : Petro assegura meias-finais


A formação do Atlético Petróleos de Luanda apurou-se ontem para as meias-finais da XXVII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos
Fotografia: Jornal dos Desportos
A formação do Atlético Petróleos de Luanda apurou-se ontem para as meias-finais da XXVII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, competição que decorre em Malabo, capital da Guiné Equatorial, ao derrotar a sua similar do Manga Sport do Gabão, por 66-84, em partida referente aos quartos-de-final. Dos três representantes angolanos que disputaram ontem os quartos-de-final da edição número 27 da Taça dos Clubes Campeões Africanos, a equipa do Eixo-viário, orientada pelo técnico camaronês Lazare Adingonou, foi a primeira a entrar em cena, a partir das 13h00. Tal como se esperava, os petrolíferos da capital não deram qualquer facilidade ao seu adversário.
 O resultado final (84-66), espelha perfeitamente o domínio exercido pela equipa do Petro de Luanda, que está embalada na conquista do seu segundo troféu, depois de ter arrebatado o ceptro em 2006, sob comando do técnico angolano Alberto de Carvalho “Ginguba”. Depois de ter terminado a fase preliminar de forma invicta, à semelhança do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, o Petro de Luanda voltou a exibir-se ao mais alto nível. Ainda ontem, 1º de Agosto e Recreativo do Libolo também jogaram para os quartos-de-final mas, até ao fecho da nossa edição, desconhecíamos o resultado final.

Candidatos em dia de reflexão

Depois do périplo que os três candidatos à presidência da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) realizaram nas oito províncias do país na caça ao voto, o dia de hoje fica reservado à reflexão e balanço daquilo que se produziu durante os seis dias de campanha eleitoral. A campanha eleitoral terminou ontem à meia-noite e ficou marcada sem sombra de dúvidas com o pedido de impugnação da lista C pela lista B, alegadamente por não cumprir alguns procedimentos do Regime Jurídico das Associações Desportivas, queixa posteriormente retirada por Paulo Alexandre Madeira, líder da lista B.
A falta de civismo também marcou a campanha eleitoral, com Carlos Cunha, membro da lista B, a ser a principal figura, o qual considerou um dos concorrentes como “pára-quedista” na modalidade. Para além destas duas anomalias que marcaram de maneira negativa a caça ao voto, o processo de sensibilização junto do eleitorado decorreu dentro do espírito democrático. Durante seis dias de campanha, Conceição Sampaio, lista A, Paulo Alexandre Madeira (B) e António Henriques da Silva (C), percorreram as províncias de Benguela, Bié, Cabinda, Huambo, Huíla, Lunda-Sul, Namibe e Luanda, onde cada um apresentou o seu plano de acção para os próximos quatros anos de mandato.

Os três candidatos que lutam para substituir Gustavo Vaz Dias da Conceição, no cargo de presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebol, mostram-se confiantes na vitória amanhã nas urnas. O período de votação começa às 10h00, na FAB, e termina às 12h00. Os resultados provisórios começam a ser divulgados no dia 12, sendo que as possíveis reclamações estão previstas para o dia 14. Os resultados definitivos são divulgados no dia 15 às 10h00, nas instalações do órgão reitor da modalidade.

Dívida
Seleccionador com ordenados em atraso

A pouco menos de oito meses para a realização do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol em seniores masculinos de 2013, na Costa do Marfim, vulgo Afrobasket, prova selectiva para o Campeonato do Mundo de Espanha, em 2014, o seleccionador nacional, José Carlos Guimarães, está há seis meses sem receber os seus ordenados, segundo apurou o Jornal dos Desportos. Os funcionários da Federação Angolana de Basquetebol vivem situação idêntica, pois estão igualmente há quatro meses sem receber os seus salários. Para além do seleccionador nacional, os atletas que no Campeonato Africano das Nações de 2011 conquistaram o segundo lugar (medalha de prata) em Antananarivo, capital do Madagáscar, ainda não receberam os seis mil dólares referentes a essa conquista.
José Carlos Guimarães, seleccionador nacional dos decacampeões africanos, contactado pelo Jornal dos Desportos, limitou-se a dizer “que tem um contrato com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol até 2013 e que espera que a situação se resolva o mais rapidamente possível”, sem no entanto entrar em pormenores. Tony Sofrimento, chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol, escusou-se a prestar qualquer esclarecimento sobre o assunto, tendo afirmado que a FAB não é a única instituição com problemas salariais. MC

Candidato aposta no desenvolvimento

O candidato da lista C, António Henriques da Silva, que concorre à presidência da Federação Angolana de Basquetebol, garantiu em Cabinda que, caso vença as eleições marcadas para amanhã, o seu elenco vai apostar no desenvolvimento da modalidade para que a modalidade se estenda a todo o país. António Henriques da Silva, que falava à imprensa durante apresentação do seu programa de acção para o quadriénio 2012-2016, referiu que outra aposta do seu elenco é unir a “família” do basquetebol, incluindo ex-praticantes e dirigentes desportivos, de modo a inseri-la em todos os projectos que contribuam para o desenvolvimento da modalidade.

O candidato da lista C disse que a massificação da modalidade em todas as províncias do país também é uma das principais apostas do seu elenco, com o objectivo de elevar o nível da participação de Angola em competições africanas e mundiais. “A província de Cabinda foi, nos anos passados, exemplo de um programa de massificação bem estruturado que permitiu aumentar o número de praticantes. Este programa trouxe resultados positivos e Cabinda tem hoje atletas que jogam na selecção nacional e que militam nos melhores clubes de Angola. Este exemplo pode servir de modelo em todo o país, com a participação da federação, das associações e dos governos provinciais”, referiu.
Joaquim Suami, em Cabinda