Africa Basquetebol

14 novembro 2012

MOÇAMBIQUE : “Nacionais” à porta



 
O APROXIMAR do fim do ano carrega consigo o período da realização dos maiores eventos desportivos: a disputa dos Campeonatos Nacionais em diferentes modalidades.

As emoções da bola-ao-cesto serão vividas na capital do país com a disputa do “Nacional” de seniores masculinos de 12 a 19 de Dezembro.
A cidade de Maputo testemunha, igualmente, o melhor do ténis de 17 e 24 do mês em curso. O palco, como tem sido costume, volta a ser os “courts” do Jardim Tunduro.
A família do andebol estará congregada na capital nortenha, cidade de Nampula, para testemunhar a realização dos “Nacionais” de seniores masculinos e femininos. A competição decorre também no próximo mês entre os dias 14 e 21.
Na cidade de Chimoio decorrerá o “Nacional” de futsal, uma prova que já não acontecia há dois anos por motivos organizacionais. A prova decorre de 8 a 16 do próximo mês e marca o regresso da verdadeira festa da modalidade.

Básquete na capital

O Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos terá lugar em Dezembro próximo na capital do país, segundo deu a conhecer o presidente da Federação Moçambicana da modalidade, Francisco Mabjaia.
A FMB irá organizar a prova em face da incapacidade financeira da Liga Nacional de Basquetebol, entidade que de há quatro anos a esta parte era responsável pelo evento.
Neste momento, segundo o presidente da FMB, o grande obstáculo são os Campeonatos Provinciais que ainda estão em curso, provas que por sinal apuram os representantes de cada província para o “Nacional”. “O apelo que temos vindo a fazer é de as Associações Provinciais acelerarem os campeonatos locais, para o mais cedo possível conhecermos os apurados para o “Nacional”, exortou Mabjaia.