Africa Basquetebol

15 novembro 2012

ANGOLA : Equipas acertam últimos detalhes com vista a uma estreia auspiciosa


Edição 35 do BAI Basket fica reduzida a dez equipas
Fotografia: Jornal dos Desportos
As 10 equipas participantes no Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, que arranca amanhã, nas mais diversas quadras da capital do país, acertam os últimos pormenores visando uma estreia auspiciosa na competição.Com a desistência do Promade Misto de Cabinda, o “Nacional” ficou reduzido a dez agremiações, com destaque para o Progresso Associação do Sambizanga, que faz a sua estreia na prova.Hoje, as equipas realizam os últimos ensaios antes do início da competição. As formações do Interclube e Recreativo do Libolo centralizam as atenções da jornada inaugural. O prélio está marcado para as 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro.
Depois de ter conquistado de forma meritória o Campeonato Provincial de Luanda, a equipa da Polícia tenciona começar com vitória a maior competição do país.Os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” vão aproveitar o factor casa para vergar o representante do Kwanza-Sul, que neste início de temporada tem demonstrado algumas fragilidades. Galvanizados com o facto de terem sido repescados pela Fiba-Afrique (ver peça à parte) para disputar a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, em Malabo, Guiné Equatorial, de 29 do mês em curso a 8 de Dezembro, o Libolo vai tentar colocar em prática o poderio que demonstrou na época transacta.
O Petro de Luanda, vice-campeão nacional, tem pela frente a modesta equipa do Clube Amigos de Viana.Quem também tem a tarefa facilitada é a equipa militar, que mede forças com o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN). O Atlético Sport Aviação (ASA) defronta o Clube Universidade Lusíada, ao passo que o estreante Progresso Associação do Sambizanga tem pela frente o Futebol Clube Vila Coltilde.No sábado, acontece a segunda jornada do “Nacional”, que compreende o seguinte cartaz: ASA-1º de Agosto, Lusíada-Petro, CDUAN-Libolo, Clube Amigo de Viana-Futebol Clube Vila Coltilde.

TAÇA DE CLUBES
Fiba-Afrique repesca Recreativo do Libolo


As equipas do 1º de Agosto, Petro de Luanda e Recreativo do Libolo foram confirmadas pela Fiba-Afrique, na última terça-feira, como as representantes da Zona VI na fase final da Taça de África dos Clubes Campeões em basquetebol masculino, a ser disputada de 29 de Novembro a 8 de Dezembro em Malabo (Guiné Equatorial).De acordo com um comunicado do órgão reitor da modalidade no continente, além dos dois primeiros classificados da zona (1º de Agosto e Petro), o terceiro (Libolo) também marcará presença.
A repescagem da equipa treinada por Raul Duarte deveu-se ao nível competitivo do basquetebol angolano, segundo a fonte.Eis as 12 formações apuradas: 1º de Agosto, Libolo e Petro de Luanda (Angola), Al Alhy e Ettehad (Egipto), ESS (Tunísia), ABC (Costa do Marfim), Kano Pillars (Nigéria), Manga BB (Gabão), ASB Mazembe (RDC), Espoir (Rwanda), Mongomo Basket Club (Guiné Equatorial).

ASSEMBLEIA-GERAL
Delegados
chegam amanhã

Os representantes das associações provinciais de basquetebol começam a chegar a amanhã a Luanda, para participarem na Assembleia-Geral Ordinária da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) prevista para sábado, dia 17, na sala de reuniões do Comité Paralímpico Angolano, no Complexo da Cidadela Desportiva.A apresentação de relatório de actividades e contas do exercício de 2011 e primeiro semestre de 2012, assim como dos relatórios de actividades das associações provinciais e a calendarização do processo eleitoral vão dominar a reunião magna do órgão reitor da modalidade no país.
Gustavo da Conceição, presidente cessante da FAB, anunciou que não se vai recandidatar a um terceiro mandato. Jean Jacques da Conceição, vice-presidente cessante da FAB, Conceição Sampaio, presidente da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda, e António Henriques da Silva, ex-PCA da TPA, são apontados como possíveis candidatos ao cadeirão máximo da federação.O pleito eleitoral está aprazado para 8 de Dezembro próximo. Tony Sofrimento, chefe do Gabinete Técnico e de Formação FAB assegurou que estão criadas as condições para a realização da Assembleia-Geral Ordinária. MC