Africa Basquetebol

15 novembro 2012

ANGOLA : Basquetebol está preparado para Campeonato Nacional


Campeão pretende ter desempenho diferente do apresentado nas preliminares na taça Vitorino Cunho e Supertaça

Fotografia: JA
O Campeonato Nacional de Basquetebol da I Divisão em seniores masculinos, este ano na sua 35ª edição, que faz disputar o troféu BAI/Basket, começa nesta sexta-feira e circunscrito à capital do país, face ao desaparecimento do mosaico basquetebolístico das formações representativas das províncias de Benguela, Cabinda e Huíla.
Amanhã, destaque para o prélio entre o campeão nacional em título, Recreativo do Libolo, que visita o Interclube, campeão provincial de Luanda, às 18h00, no pavilhão 28 de Fevereiro.
A falta de recintos desportivos domina o arranque da época, o que coloca em risco o curso normal da competição. Das dez equipas em competição, duas ainda não indicaram os locais de realização dos jogos quando na condição de visitados, nomeadamente o CDUAN e Amigos de Viana. Em contraponto, sobressai o aumento do número de técnicos angolanos, dez no total, sendo que o Petro de Luanda é a única formação que tem vínculo contratual com um expatriado.
A falta de liquidez acabou por ser determinante na geografia da prova que se resume à província de Luanda. As formações dos principais pólos de desenvolvimento da modalidade estão ausentes da prova, casos do Sporting de Cabinda, Desportivo da Huíla, Sporting de Luanda, Clube Amigos de Benguela e Vila Estoril.
Com a Taça de África das Nações no horizonte e a renovação de mandatos na Federação Angolana de Basquetebol (FAB), o xadrez competitivo não é dos melhores, susceptível de provocar algumas mossas nos elegíveis à selecção nacional, em função do empobrecimento da competição interna.
Recreativo do Libolo, campeão nacional, 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube, ASA, Vila Clotilde, CDUAN, Universidade Lusíada, Amigos de Viana e Progresso do Sambizanga comportam a grelha de concorrentes no nacional da primeira divisão da presente temporada, que neste fim-de-semana disputa a primeira e segunda jornadas da primeira volta da fase regular.
Do cartaz sobressai o prélio entre as formações do Interclube e do campeão Recreativo do Libolo, cuja prova é disputada no sistema de todos contra todos a duas voltas na fase inicial, e igual número de voltas na segunda fase, onde o vencedor da etapa inicial entra com um ponto de bonificação. Outros jogos: ASA-Lusíada (15h00, no CODENM), CDUAN-1º de Agosto (18h00, CODENM), Amigos de Viana-Petro (sem campo) e Progresso do Sambizanga-Vila Clotilde (15h00, no 28 de Fevereiro). Sábado, o destaque vai para o ASA-1º de Agosto (18h00, no CODENM). Lusíada-Petro, CDUAN- Libolo, Amigos de Viana-Vila Clotilde e Interclube-Progressso completam o cartaz da ronda dois.