Africa Basquetebol

08 outubro 2012

MOÇAMBIQUE : APURAMENTO PARA “AFROBASKET” - Liga transita Ferroviário fica

Liga Muçulmana terminou invicta (J. Mcamo)
Liga Muçulmana terminou invicta (J. Mcamo)


A LIGA Muçulmana salvou a honra dos moçambicanos ao confirmar, ontem, a presença no “Afrobasket” feminino, que se realizará de 19 a 28 do mês em curso, na Costa da Marfim, vencendo o Interclube de Angola por escassos três pontos (60-57), em jornada que marcou o fim da fase da Zona VI de apuramento para a prova máxima continental ao nível de clubes, que vinha sendo disputada desde a última segunda, no Pavilhão do Desportivo, em Maputo.
Maputo, Segunda-Feira, 8 de Outubro de 2012:: Notícias

A campeã nacional teve o mérito pela coragem e paciência para suportar a pressão que lhe foi imposta sobretudo no último período, durante o qual teve de suar no máximo para conservar os poucos pontos de vantagem que detinha. Aliás, foi mesmo com muito sacrifício que conseguiu manter-se à frente do marcador, com a vantagem a escassear nos minutos cruciais. Inter Clube conseguiu reduzir diferença para três pontos a 13 segundos do fim da partida, mas a Liga conseguiu controlar os ânimos, fechando o caminho dos caminhos do adversário, até que chegou o momento do apito final. A Liga Muçulmana conquistava de forma invicta a prova feminina, à frente de equipas que, à prior, eram consideradas favoritas, nomeadamente o Interclube e do 1º de Agosto, ambos de Angola que, em função da classificação e da decisão da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) de se repescar a terceira equipa também transitam para o Campeonato Africano de clubes. O regulamento da prova determina o apuramento directo dos primeiros dois classificados, que são neste caso a Liga e o Interclube. Porém, para ter um número par de participantes (14), a FIBA abriu espaço para a repescagem da terceira equipa , tanto em femininos e também em masculinos, tendo em conta que das sete zonas africanas seis é que disputaram o apuramento. Sendo assim, são ao total 12 equipas que se qualificam directamente, mais o campeão em título, totalizando 13. Para equilibrar o número, a FIBA decidiu a repescagem de mais uma em cada sexo, curiosamente na Zona VI, entanto que região que mais movimenta a modalidade ao nível do continente. Sendo assim, foi repescada a formação do 1º de Agosto que, apesar de ter perdido ontem com a vice-campeã nacional, A Politécnica (58-57), terminou em terceiro lugar. Curiosamente, 1º de Agosto teve os mesmos pontos (oito) que o Interclube e A Politécnica, mas este último esteve em desvantagem no confronto directo com os dois concorrentes.
Em masculinos, o vencedor é 1º de Agosto, que também foi invicto, tendo ontem esmagado, na despedida, o Heroes da Zâmbia, por 110-49. A segunda vaga foi preenchida por Petro de Luanda que, por seu turno, derrotou o campeão nacional Ferroviário, por 64-39. Os “locomotivas” ficaram assim pelo caminho, ao contabilizarem três derrotas e todas elas curiosamente frente a equipas angolanas. Perdeu primeiro com o Libolo, segundo com o 1º de Agosto e, no fim, com o Petro, deitando agua abaixo as esperanças que tinham sido depositadas em si, na condição de campeão nacional. Com este desfecho, nem sequer mereceram a repescagem, que caiu nas mãos do Libolo.
  • Salvador Nhantumbo