Africa Basquetebol

09 outubro 2012

ANGOLA : Libolo aguarda convite do órgão reitor africano


Técnico Raul Duarte do Recreativo do Libolo

Fotografia: Jornal de Angola
O Recreativo do Libolo, campeão nacional, fica dependente da decisão do comité técnico da FIBA-África, órgão reitor da modalidade no continente, para saber se disputa ou não a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol seniores masculinos, a decorrer de 10 a 20 de Novembro próximo, em Malabo, Guiné Equatorial.
O Libolo falhou a qualificação directa por ter ocupado a terceira posição na tabela classificativa do Torneio Zonal VI, com dez pontos. Qualificadas para a etapa derradeira, estão as outras duas formações angolanas que disputaram a prova: 1º de Agosto e Petro de Luanda. O 1º de Agosto, vice-campeão nacional, terminou invicto a competição jogada em Maputo, somando seis triunfos e 12 pontos.
O Petro, equipa que marcou presença graças à intervenção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e à flexibilidade da área técnica da FIBA-África, pois foi terceiro no Campeonato Nacional, ficou no segundo lugar do Zonal com 11 pontos.
Em declarações à Rádio Cinco, o treinador do Libolo reconheceu ter faltado clarividência à equipa nas acções ofensivas: “infelizmente falhámos muito no ataque. Temos de analisar os vídeos e trabalhar as nossas debilidades”, concluiu.
Em femininos, a equipa da Liga Muçulmana venceu sem derrotas o torneio. O Interclube, campeão angolano, foi segundo com oito.
O 1º de Agosto, orientado por Aníbal Moreira, teve sorte diferente da do Recreativo, ao ter recebido um convite por parte da FIBA, para estar presente na prova a ser jogada, de 19 a 28 deste mês de Outubro, na Costa do Marfim, palco do próximo campeonato masculino, denominado Afrobasket.
As militares, apesar de terem somado os mesmos pontos das rivais da polícia, ficaram em terceiro pelo menor coeficiente no cesto “average”, onde obteve 192 pontos positivos contra 240 do Inter.