Africa Basquetebol

09 outubro 2012

ANGOLA : Grandes começam a preparar quarta Taça Vitorino Cunha


Quadrangular começa a ser disputado no dia 15
Fotografia: Jornal dos Desportos
As equipas do 1º de Agosto, Petro de Luanda e Recreativo do Libolo começam hoje a preparar a quarta edição do torneio Vitorino Cunha, a ser disputado de 15 a 17 do mês em curso, no Pavilhão do Codemn.As três formações chegaram ontem a Luanda, provenientes de Maputo, onde, de 1 a 7 do mês em curso, participaram no torneio zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, com palco em Malabo, Guiné Equatorial, de 10 a 20 de Novembro próximo.
O 1º de Agosto, actual vice-camepão africano, conquistou o primeiro lugar do Zonal VI, com 12 pontos, fruto de seis vitórias, seguido do Petro de Luanda, que amealhou 11 pontos, arrebatando ambos os passes de acesso à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.O Recreativo do Libolo, campeão nacional em título, quedou-se na terceira posição do torneio e aguarda pelo “Will Card” (convite) da Fiba-Afrique para se fazer presente na fase final da referida competição.

A menos de uma semana para o arranque da quarta edição do torneio Vitorino Cunha, prova que homenageia a figura do ex-seleccionador nacional, as equipas participantes começam a acertar os últimos detalhes a partir de hoje, a pensar numa prestação airosa.Ao trio de equipas que esteve em Maputo junta-se a formação do Interclube, agora sob a batuta de Alberto de Carvalho “Ginguba”, ex-seleccionador nacional.A prova promete luta renhida, a julgar pela qualidade dos quatro plantéis.O Petro de Luanda, liderado agora pelo camaronês Lazare Adingonou, é o actual detentor do ceptro.

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
Comité organizador apresenta prova


A direcção do 1º de Agosto apresenta hoje em conferência de imprensa, às 9h00, na sede do clube, a quarta edição do torneio Vitorino Cunha.A competição, que vai testemunhar em definitivo a despedida do base Miguel Lutonda, que durante vários anos brilhou quer na Selecção Nacional, quer a nível de clubes designadamente no Atlético Sport Aviação (ASA) e no 1º de Agosto.
À margem da prova, são realizadas palestras de carácter técnico e metodológico, de acordo com um comunicado da equipa militar. Os professores Vitorino Cunha, Bernardo Manuel e António Gaspar são os oradores.A direcção do 1º de Agosto está a fazer tudo para tornar a quarta edição do torneio Vitorino Cunha numa verdadeira festa do basquetebol sénior masculino. MC

DESPORTO UNIVERSITÁRIO
UPRA derrota Católica


A Universidade Privada de Angola (UPRA) derrotou, no último sábado, a Universidade Católica, por 22-16, em partida referente à sétima jornada do campeonato universitário de andebol feminino.Apesar do triunfo, a Universidade Privada de Angola sentiu imensas dificuldades para levar de vencida a similar da Católica.
Com esta vitória, a UPRA mantém-se de pedra e cal na liderança, agora com 21 pontos, seguido do ISTA, com 19, ao passo que o terceiro lugar é ocupado pela Universidade Jean Piaget, com 17 pontos.Ainda no sábado, para a sétima jornada, a Faculdade de Medicina perdeu por 3-13 com a Universidade Jean Piaget.Já no futebol masculino, a Universidade Luasíada bateu na meia-final a UNIA, por 3-1, e no domingo a Universidade Jean Piaget derrotou a Faculdade de Ciências, por 1-0, na segunda meia-final. MC

Interclube defende título africano

A equipa sénior feminina de basquetebol do Interclube conseguiu o apuramento para a Taça Africana dos Clubes Campeões, cujo troféu está em sua posse, apesar da derrota, na noite de domingo, em Maputo, frente à Liga Muçulmana de Moçambique, por 57-60. As angolanas terminaram o Zonal VI de qualificação na segunda posição, com oito pontos, menos dois que as moçambicanas, enquanto o 1º de Agosto, terceiro classificado, pode ser repescado, uma vez que não está de parte a possibilidade de a Zona VI se fazer presente na fase final com três representantes. A fase final da Liga feminina vai decorrer na Costa do Marfim, em Novembro próximo. As “militares” também encerram com derrota a participação no torneio (57-58) diante da Universidade Politécnica de Moçambique.