Africa Basquetebol

10 outubro 2012

ANGOLA : Organização pretende internacionalizar a prova


Torneio foi apresentado ontem conferência de imprensa
Fotografia: Jornal dos Desportos
A direcção do 1º de Agosto equaciona a possibilidade de internacionalizar, nos próximos anos, o Torneio Victorino Cunha em basquetebol sénior masculino, prova que homenageia a figura do ex-seleccionador nacional pelo contributo dado para o desenvolvimento da modalidade no país. O facto foi dado a conhecer ontem pelo director-geral da equipa militar, Fernando Barbosa “Barbozinha”, em conferência de imprensa, realizada na sede do clube, que serviu de apresentação oficial da quarta edição da prova, que se disputa de 15 a 17 do mês em curso, no Pavilhão do CODEMN.
Sem avançar o ano para a internacionalização do torneio, aquele dirigente do clube militar garantiu que o seu elenco está a fazer estudos no sentido de, num futuro breve, internacionalizar a competição, que a partir deste ano passa a constar do calendário de provas da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda (APBL).
“Dado à dimensão que representa a figura do professor Victorino Cunha para o nosso clube, temos estudado a possibilidade de internacionalizar este torneio. Há vários aspectos que concorrem para a efectivação do objectivo e acredito que, assim que estiverem reunidas as condições, vamos internacionalizar a prova”, garantiu Fernando Barbosa. Aquele responsável disse ainda que estão criadas todas as condições técnicas e administrativas para o arranque da quarta edição do torneio, a será disputada no sistema todos contra todos a uma volta. Quatro equipas fazem parte da prova, 1º de Agosto, Petro de Luanda, detentor do ceptro, Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul e Grupo Desportivo Interclube. Dois árbitros de categoria internacional vão ser chamados para ajuizar algumas partidas.

PALESTRAS

A direcção do 1º de Agosto, liderada pelo Carlos Hendrick, decidiu inovar no quarto Torneio Victorino Cunha, realizando, à margem da prova, palestras com carácter técnico e metodológico. Temas como “trabalho de equipa”, “perfil do treinador”, “organização do treino” e o “treino do treinador” vão dominar os três dias da acção formativa. Os temas “Trabalho de equipa” e “Perfil do treinador” vão ser apresentados pelo professor Bernardo Manuel, o “Treino do treinador” tem como prelector António Gaspar, ao passo que o categorizado treinador Victorino Cunha vai se debruçar sobre a “Organização e planificação do treino”. As palestras vão ser realizadas no período da manhã, nos dias 15, 16 e 17 do corrente.

RECONHECIMENTO
Homenageado agradece ao grémio

O professor Victorino Cunha agradeceu à direcção do 1º de Agosto por ter institucionalizado a prova que visa homenagear a sua figura. “Sinto-me honrado pelo facto da direcção do meu clube ter institucionalizado este torneio que, de uma forma geral, tem contribuído para o engrandecimento da nossa modalidade. Quando há cinco anos me foi comunicado sobre a realização anual deste torneio, acabei por aceitar imediatamente e hoje, felizmente, já vamos na quarta edição”.

Questionado sobre o número de equipas, o ex-seleccionador nacional afirmou que “é de todo justo a direcção do clube convidar as quatro melhores equipas da actualidade”, porque, no seu entender, seria desprestigiante integrar formações que estão muito abaixo do nível médio. Ao serviço da Selecção Nacional, o professor Victorino Cunha tem três campeonatos africanos ganhos, além das conquistas que obteve a nível da equipa principal do 1º de Agosto.
MC.

DESPIQUE
Petro e Libolo abrem torneio

Petro de Luanda e Recreativo do Libolo voltam a bater-se em menos de um semana, desta para a disputa da primeira jornada da quarta edição do Torneio Victorino Cunha, que se disputa de 15 a 17 do mês em curso, no Pavilhão do CONDENM. A partida serve para ajuste de contas, em virtude de a equipa do Eixo-Viário ter superado o grémio da província do Kwanza-Sul durante o Zonal VI de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, prova disputada em Maputo, capital moçambicana. Para a conclusão da jornada número um, a equipa militar defronta a formação da polícia, num encontro que também serve de ajuste de contas, já que os militares perderam por 85-88 para o Campeonato Provincial.
MC

CALENDÁRIO
DATA: 15/07/12
I jornada

Petro x Libolo (16h00)
1º de Agosto x Interclube (19h00)

DATA: 16/10/12
II jornada
Petro x Interclube (16h00)
1º de Agosto x Libolo (19h00)

DATA: 17/10/12
II jornada
Interclube x Libolo (16h00)
1º de Agosto x Petro (19h00)

ADEUS
“General” põe fim à carreira

O internacional angolano Miguel Lutonda faz a sua despedida oficial das quadras de forma simbólica, durante a disputa da quarta edição do Torneio Victorino Cunha, a decorrer de 15 a 17 do mês em curso, no pavilhão do CODENM. Aos 40 anos, 25 dos quais dedicados ao basquetebol, o “General”, como é conhecido nas lides da “bola ao cesto” encerra de forma simbólica a carreira, recheada de conquistas, tanto a nível do 1º de Agosto, como a nível da Selecção Nacional, onde conquistou cinco Afrobasket, além de ter recebido a distinção de MVP (Jogador Mais Valioso) por duas ocasiões em fases finais do Campeonato Africano das Nações. Nascido aos 24 de Dezembro de 1971, o base que durante vários anos liderou o cinco nacional vai abraçar a carreira de treinador dos escalões de formação. A direcção do 1º de Agosto, vai nos próximos tempos, preparar uma gala para a despedida daquele que é considerado um dos melhores jogadores angolanos dos últimos tempos. MC