Africa Basquetebol

03 outubro 2012

ANGOLA : Começa a discussão pelas vagas de ouro


Pavilhão do Desportivo escalda hoje
Fotografia: Jornal dos Desportos
Depois de os três principais candidatos à qualificação para a fase final da Taça dos Campeões de Africanos de basquetebol sénior masculino terem ganho com absoluta naturalidade nas primeiras jornadas, agora segue-se a verdadeira discussão pelos dois lugares dourados da Zona VI, numa luta titânica que envolve o trio angolano constituído pelo Petro de Luanda, Recreativo do Libolo e 1° de Agosto.

E essa discussão começa precisamente entre os dois conjuntos da capital, que se defrontam a partir das 17h00, no Pavilhão do Desportivo, em Maputo, local onde decorre o apuramento da Zona VI.São perfeitamente conhecidos os grandes e espectaculares duelos que se travam entre “militares” e “petrolíferos”. Espera-se, esta noite, uma partida com todos os condimentos tácticos e técnicos presentes, para além da rivalidade existente entre estas duas formações, o que, seguramente, vai fazer delirar os espectadores moçambicanos, sedentos de basquetebol de “primeira água”.

Nos primeiros desafios deste torneio zonal, tanto Petro como 1° de Agosto não precisaram de transpirar para ultrapassar os seus adversários, por números bastante desnivelados. Terá sido, por assim dizer, uma oportunidade para os treinadores rodarem os seus jogadores e ensaiar alguns movimentos tácticos, tendo em vista os encontros com carácter decisivo, como aquele que travarão logo à noite. O Petro venceu Heroes da Zâmbia e Spartans do Botswana, enquanto o 1° de Agosto, cuja estreia aconteceu ontem, bateu os zambianos do Matero Magic.

O terceiro concorrente ao apuramento é o Libolo, que enfrenta o Heroes. A formação de Raul Duarte experimentou algumas dificuldades no embate de segunda-feira, ante o Ferroviário de Maputo, valendo-se da grande experiência e capacidade técnica dos seus jogadores. No entanto, terá ficado o aviso à navegação, isto é, que o campeão moçambicano pode surpreender um dos seus adversários angolanos e também intrometer-se na luta pela qualificação, até porque é quase certo que a Zona VI será representada na fase final por três clubes.

Hoje, o Ferroviário terá pela frente o Spartans, numa partida em que a sua vitória é indiscutível, a avaliar pela ingenuidade dos tswanas, que ainda estão a começar na “bola ao cesto”.Para a prova feminina, o dia está reservado ao descanso das equipas, retomando amanhã, dia 4 de Outubro, Dia da Paz, Feriado em Moçambique.

Zonal VI
D`Agosto cilindra Matero da Zâmbia


Depois de ter folgado na primeira jornada por imperativo de calendário, a equipa sénior masculina do 1º de Agosto cilindrou ontem, no Pavilhão do Desportivo, a formação do Matero da Zâmbia, por expressivos 106-35, em desafio referente à segunda jornada do zonal VI, prova que decorre em Maputo.Tal como se esperava, a equipa militar, que procura o passe de acesso à fase final da Taça dos Clubes campeões Africanos, dominou o desafio do primeiro ao último minuto.
Aliás, o resultado (106-35), espelha perfeitamente a superioridade da equipa rubro e negra que ostenta nada mais, nada menos do que seis títulos africanos, sendo por isso, a líder do ranking continental a nível de clubes.O Petro de Luanda também cilindrou a equipa do Spartans, por expressivos 130-44, estando nesta altura a liderar o zonal, com quatro pontos.Em femininos, o Interclube não teve dificuldades e vergou o BDF do Botswana, por 162-19.