Africa Basquetebol

04 setembro 2012

ANGOLA : Pré-selecção ensaia com Interclube


As meninas de Fernando Sapalo procuram entrosar todos os sectores
Fotografia: Jornal dos Desportos
A pré-selecção nacional de basquetebol sub-18 feminina realiza está manhã, no pavilhão 28 de Fevereiro, um jogo de controlo diante da equipa sénior masculina do Interclube, no âmbito da sua preparação com vista à disputa do campeonato africano (Afrobasket), a decorrer de 20 a 29 do mês em curso na capital do Senegal, Dakar. Durante a sessão de ontem, realizada no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, em que foram ensaiados aspectos técnicos individuais e variantes técnicas, o técnico Fernando Sapalo reduziu o grupo para apenas 14 atletas.

Olga Cunha, base proveniente do Sporting de Benguela, e Daniela, extremo poste cedida pela formação do Inter de Benguela, foram dispensadas. A escolha das 12 atletas, de acordo com o treinador, tem sido “delicada” em função do equilíbrio entre as jogadoras que actuam nas mesmas posições. A escolha privilegia as atletas que, além do factor experiência, levam a vantagem de desempenhar mais de uma função na quadra de modo a facilitar as alternâncias do sistema táctico em função das dificuldades de cada jogo.

Fernando Sapalo mostrou-se satisfeito pelo facto das equipas solicitadas terem anuído aos convites sem qualquer resistência, facilitando assim a realização de jogos de controlo, o que “demonstra a solidariedade das direcções dos respectivos clubes para com a Selecção Nacional”. O seleccionador nacional apontou o próximo dia 10 de Setembro como a data para o afastamento das duas últimas atletas, de forma que os serviços administrativos da Federação Angolana de Basquetebol possam proceder à aquisição de bilhetes e toda a tramitação para que o embarque seja efectuado dentro dos prazos preconizados.

As jogadoras da capital continuam nas suas residências ao passo que as vindas de outras províncias estão hospedadas no Centro de Alto Rendimento de Angola, afecto ao ténis de mesa, localizado na zona norte do Complexo da Cidadela Desportiva. “Nesta fase derradeira da nossa preparação é importante notarmos a condição física das atletas, uma vez que não vamos para o campeonato para apenas marcar presença. As atletas que não podem permanecer na equipa devem continuar a trabalhar para que sejam seleccionadas em próximas ocasiões”, frisou o técnico.