Africa Basquetebol

31 agosto 2012

ANGOLA : Aposta no feminino é fraca


O basquetebol huilano controla três clubes que apostam na formação feminina
Fotografia: Jornal dos Desportos
O técnico principal da equipa júnior feminino do Benfica Petróleos do Lubango, António Severino, afirma que há um défice muito grande no investimento do basquetebol para as senhoras na província da Huíla. A fraca aposta de clubes está a repercutir nas competições internas, numa província onde existe vários pavilhões e campos polidesportivos. O timoneiro huilano assegura que o estado actual do basquetebol local carece de incentivo para que se trabalhe mais na formação de atletas. Apenas duas agremiações a Chibia e o Sporting do Lubango, trabalham nas categorias de iniciados e cadetes. O Benfica é único que dispõem dos três escalões, designadamente, iniciados, cadetes e juniores.
António Severino aponta ausência de “ trabalho sério” de massificação de basquetebol nas escolas, como a causa deste défice, porque o inverso “contribuiria bastante na descoberta de novos talentos para elevar o nível do basquetebol feminino na província. A equipa júnior feminino do Benfica Petróleo de Lubango, frisou possui capacidade competitiva para ombrear com outras formações semelhantes do pais,como ficou demonstrado na performance desportiva que exibiu no recente torneio de abertura unificado. “No torneio de abertura com participação de formações masculinas, a equipa feminina do Benfica Petróleo do Lubango alcançou o terceiro lugar na tabela classificativa geral”, frisou.
Esse indicativo, como disse António Severino, comprova que o trabalho que se está efectuar começa a surtir os efeitos desejados.O Benfica Petróleos do Lubango ostenta quatro títulos de campeão nacional em basquetebol feminino nos escalões de cadetes e de juniores. Para a presente época desportiva, os objectivos passam em ocupar os lugares cimeiros, embora a maior parte das atletas, que formavam o grupo, ascendeu a categoria de cadetes para a de juniores.

PREPARAÇÃO
Contra-ataques dominam sessões de treinos

Contra-ataques e defesa “mulher-mulher” constituem os sistemas tácticos que domina a preparação da equipa feminina de júnior de basquetebol do Benfica Petróleos do Lubango, visando a sua participação em diferentes provas provinciais e nacionais da presente época desportiva. “Estamos a trabalhar nesta vertente para incutir na mentalidade das atletas, vindas do escalão de cadetes, uma nova filosofia técnica”, justificou António Severino.

O técnico principal disse que as 15 atletas que dispõem o plantel estão a corresponder com os pressupostos técnico-táctico para não defraudar a participação da equipa nas provas programadas, nomeadamente, campeonato provincial, agendado para o mês de Setembro, torneios internos e campeonato nacional previsto para Dezembro ou Janeiro de 2013. “O empenho e a motivação das atletas são elevados e já se denota o aperfeiçoamento das técnicas individuais neste segundo micro-ciclo de preparação”, disse o treinador.

ESTATURA FÍSICA
PREOCUPA TÉCNICO

António Severino manifestou-se preocupado com a estatura baixa das atletas que formam a equipa feminina júnior de basquetebol do Benfica Petróleos do Lubango. Para o treinador, a situação pode embaraçar a concretização dos objectivos traçados pela comissão técnica do clube. “Em termos morfológicos e de estatura, a equipa é muito baixa. Mas vamos remediar, porque é um problema nacional no sector feminino. É muito difícil encontrar uma jovem com uma estrutura alta para a prática de basquetebol”, disse. Actualmente, a agremiação encarnada do Lubango movimenta 60 atletas da classe feminina, sendo (30) da categoria de iniciados, (15) em cadetes e igual número em juniores. GH