Africa Basquetebol

03 setembro 2012

ANGOLA : Pré-selecção sub-18 lima arestas para Africano


Campeonato Africano (Afrobasket) da categoria
Fotografia: Jornal dos Desportos
A pré-selecção de nacional feminina de basquetebol, da categoria sub- 18, retoma esta manhã os trabalhos de preparação com vista o Campeonato Africano (Afrobasket) da categoria, a ter lugar de 20 a 29 do presente na capital do Senegal, Dakar. Com pouco mais de duas semanas para moldar uma equipa capaz de concretizar a conquista de um dos dois primeiros lugares e o consequente apuramento ao campeonato do Mundo, o técnico Fernando Sapalo sente-se confiante em função da entrega das atletas.
De acordo com o técnico, os jogos de controlo até agora realizados, permitem tirar boas ilações, pois o grupo mostra-se mais coeso e capaz de interpretar melhor as orientações à medida que defronta novos adversários, apesar das condições de trabalho ainda não serem as melhores. Os serviços administrativos da Federação Angolana de Basquetebol estão a tratar do embarque, cuja data ainda não está definida, mas o Jornal dos Desportos apurou que deverá acontecer com cinco dias de antecedência do início da competição, para que o combinado nacional possa se adaptar convenientemente.
Fernando Sapalo reconhece as dificuldades que estiveram na base da não realização de um estágio no exterior do país, mas encoraja as suas atletas a dedicarem-se, de modo que possam alcançar o auge da forma desportiva durante os derradeiros dias que vão permanecer no solo pátrio. “A nossa meta é lutar pela qualificação para o campeonato do Mundo e julgo que as minhas atletas estão em altura de obter esta proeza, se tiveremos em conta aquilo que têm produzido ao longo da preparação. Alguns factores ainda condicionam os nossos trabalhos, mas vamos procurar ultrapassar todas as dificuldades e ir para o Africano e lutar com qualquer adversário”, frisou. Hélder Jeremias
Descoberta
Fundação Kikas Gomes e Sprite procuram Talentos

Adolescentes dos 12 aos 17 anos de idade, sem ligação a qualquer clube, estão, desde o dia 25 de Agosto, a beneficiar de um clinic de basquetebol, numa iniciativa da Fundação Kikas Gomes (basquetebolista angolano e campeão africano) e a Sprite (marca de refrigerantes). Ontem, no campo do INE Marista, os concorrentes treinaram fundamentos de basquetebol, como passe, drible, ressaltos e coordenação motora. Dos 108 inicialmente inscritos apenas 85 trabalham. No próximo final de semana, dia nove, serão seleccionados os 24 melhores para um desafio, onde “olheiros” de vários clubes terão a oportunidade de escolher jogadores. O acto contará com a presença da estrela da NBA Luol Deng, que actua nos Chicagos Bulls, cuja carreira começou em eventos promocionais do género.