Africa Basquetebol

31 agosto 2012

ANGOLA : Petro solicita participação no torneio de apuramento


Lazare Adingono quer competir em África

Fotografia: Dombele Bernardo
A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) solicitou à presidência da Zona VI a inclusão do Petro de Luanda, a fim de disputar de 28 de Setembro a 6 de Outubro, na cidade de Maputo, Moçambique, as eliminatórias do torneio daquela região, qualificativo para a Taça dos Clubes Campeões Africanos, cuja fase final decorre em Novembro, na Guiné-Equatorial.
A informação foi dada ao Jornal de Angola pelo secretário-geral da FAB, António Sofrimento. Segundo o dirigente, estão qualificados directamente para a prova o Recreativo do Libolo, campeão nacional em título, e o 1º de Agosto, na qualidade de vencedor da Taça de Angola.
“Já solicitámos aos membros de direcção da zona que enquadrem o Petro nesta competição. Estes, por sua vez, já levaram o pedido à consideração da federação internacional da modalidade, FIBA. Mas não está a ser fácil. Aliás, sabemos de antemão que existe um regulamento e este deve ser cumprido. O certo é que são duas equipas por país. Nos outros anos conseguimos meter três porque fomos campeões africanos a nível de selecção sénior. Infelizmente, no ano passado não conseguimos ganhar o Afrobasket”, reconheceu.
Quanto à disponibilidade dos “petrolíferos”, terceiros classificados do último campeonato nacional, denominado BAI-Basket, em participar na fase preliminar, António Sofrimento garantiu que “os dirigentes do clube asseguraram não haver qualquer empecilho e daí a nossa intervenção junto da instituição competente”.
Para além das equipas masculinas, Angola faz-se representar na capital moçambicana com duas formações femininas, nomeadamente o 1º de Agosto e o Interclube. As “polícias” são as campeãs e vencedoras da Taça, ao passo que as “militares” foram finalistas vencidas.
Em declarações a Rádio Cinco, Francisco Mabjaia, Presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), confirmou estarem criadas as condições para albergar o evento.
Para a Taça dos Clubes apuram-se apenas o vencedor e o segundo classificado do torneio zonal. A prova tem a participação de equipas de Angola, Moçambique, Lesoto, Malawi, Suazilândia, Zimbabwe, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Botsuana.