Africa Basquetebol

09 julho 2012

ANGOLA : Senhoras projectam Afrobasket

Pré-selecção feminina concentra-se hoje.
Fotografia: Jornal dos Desportos
A pré-selecção nacional feminina de basquetebol em sub-18 concentra-se hoje, a partir das 10h00, nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, para dar início aos trabalhos de preparação, tendo em vista a sua participação na 13ª edição do Afrobasket da categoria, a disputar-se de 20 a 29 de Setembro próximo, em Dakar, Senegal. O grupo de trabalho, liderado por Fernando Figueiredo, vai abordar com Nuno Teixeira, um dos responsáveis da área técnica da FAB, os aspectos inerentes à preparação do conjunto nacional.

Os indispensáveis exames médicos vão dominar a primeira semana de preparação do cinco nacional, apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa. A nossa fonte adiantou que o seleccionador nacional vai alternar os trabalhos de campo com os exames médicos. “Temos que acelerar a nossa preparação. Os exames médicos vão dominar a primeira semana de preparação, em que serão igualmente realizadas algumas sessões de treinos”, assegurou a nossa fonte. A pré-selecção nacional realiza, em princípio, um estágio pré-competitivo no exterior do país, antes do Campeonato Africano das Nações da categoria.
Para o Campeonato Africano das Nações da bola ao cesto, o seleccionador nacional, Fernando Sapalo, convocou 16 atletas, com destaque para três atletas do Inter de Benguela, Nicoleth Ndozuawu, Dalçana Cotto e Marrissol de Carvalho, além da Olga Cunha, do Sporting de Benguela, e Maria Fula, do Sporting de Cabinda.
A formação do 1º de Agosto foi a equipa que forneceu o maior número de atletas, num total de quatro. Para o Afrobasket do Senegal, o seleccionador nacional convocou as seguintes atletas: Luyana Filipe, Emília Molei, Victoria Cruz, Amália Kibuba, Vânia Vicente, Francisca Mateus, Cenia Cazua, Nicoleth Ndozuawu, Dalçana Cotto, Marrissol de Carvalho, Olga da Cunha, Maria Fula, Rosa Gala, Doneth da Silva, Feliciana Musseque e Helena Viega.
Fernando Sapalo tem como técnico-adjunto, Hilário Filipe. Emília Almeida é a seccionista, ao passo que Isabel Novais é fisioterapeuta. Ana Maria Benjamin será a coordenador da Selecção Nacional que vai competir no Campeonato Africano das Nações, a decorrer em Dakar, Senegal, de 20 a 29 de Setembro do ano em curso.

ESTÁGIO EM MADRID
Masculinos em semana de viagem
A seis dias do embarque para Espanha, onde vai cumprir um estágio pré-competitivo de cerca de 30 dias, na rota do Afrobasket de Maputo, Moçambique, a pré-selecção nacional masculina em sub-18, volta a trabalhar hoje a componente física, no ginásio da Sistec. O combinado nacional viaja no próximo domingo para Madrid, palco escolhido para o estágio. Hoje e amanhã, os pupilos de Elvino Dias são submetidos a exercícios físicos de manhã e de tarde. Quarta e quinta-feira, os atletas voltam a ser dispensados para os seus clubes, devendo regressar na sexta-feira aos trabalhos da pré-selecção.
Durante o estágio, a pré-selecção nacional vai realizar oito jogos de controlo, que vão permitir ao grupo atingir níveis de competitividade bastante altos, tendo em conta a exigência do Campeonato Africano das Nações. Dos 18 atletas que trabalham às ordens do seleccionador nacional, Elvino Dias, apenas 15 seguem no domingo para Espanha. O grupo regressa ao país a 13 de Agosto próximo, partindo depois para Maputo, palco do Africano.

6 Comments:

Enviar um comentário

<< Home