Africa Basquetebol

08 julho 2012

ANGOLA : Juniores estagiam em Espanha

Preparação prossegue de forma animada na capital
Fotografia: Jornal dos Desportos
A pré-selecção nacional de basquetebol de sub-18 em masculinos viaja a 15 do mês em curso para Madrid, Espanha, onde vai cumprir um estágio pré-competitivo de cerca de 30 dias, tendo em vista a sua participação no Campeonato Africano das Nações da categoria, a disputar-se de 16 a 25 de Agosto próximo, em Maputo. O estágio é uma oferta do Executivo Angolano, através do Ministério da Juventude e Desportos, segundo fez saber o seleccionador nacional, Elvino Dias, que se mostrou bastante congratulado.
“O nosso estágio estava previsto para a África do Sul, mas, felizmente, surgiu esta oportunidade dada pelo Executivo Angolano, via Ministério da Juventude e Desportos, na pessoa do vice-ministro Albino da Conceição. Estamos bastante satisfeitos e vamos procurar tirar o maior proveito deste estágio pré-competitivo que vamos realizar em Madrid, a partir do dia 15 do mês em curso”, disse o seleccionador nacional. Na sexta-feira, Albino da Conceição e um grupo de empresários espanhóis testemunharam uma das sessões de treinos do “cinco” nacional”, que vai à procura do título africano e o consequente apuramento ao Campeonato do Mundo da categoria, a disputar-se em 2013, no Canadá.

Durante a sua intervenção, o vice-ministro pediu ao grupo de trabalho maior empenho, no sentido de trazerem a taça de campeão africano para ser oferecida ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que completa mais um aniversário a 28 do mês em curso. Elvino Dias, seleccionador nacional, acatou o pedido e, em declarações ao Jornal dos Desportos, assegurou que vão lutar para trazer o título para Angola. “Temos consciência das dificuldades que vamos encontrar no Afrobasket de Maputo, porque enfrentaremos adversários fortes, como a Nigéria, Senegal, Tunísia, Egipto, Moçambique, Costa do Marfim, Congo Democrático, entre outras, mas tudo faremos para conquistar o troféu e oferecer ao camarada Presidente José Eduardo dos Santos”, disse.
Ontem, na última sessão de treinos da semana, realizada no Pavilhão Principal da Cidade Desportiva, Elvino Dias trabalhou mais nos aspectos técnicos e tácticos, com principal realce para as transições rápidas defesa-ataque, culminado com lançamentos de curta e longa distância. O combinado nacional tem uma média de altura de 1,94, sendo por isso, a selecção mais alta de todos os tempos nesta categoria. Yanick Quimuanga, com dois metros e sete centímetros de altura e o mais alto do grupo, ao passo que Joaquim Pedro, com 1, 76, é o mais baixo.

EM MADRID
Confirmados oito jogos de controlo

Durante o estágio pré-competitivo de cerca de 30 dias em Espanha, a pré-selecção nacional vai efectuar oito jogos de controlo, para dotar o cinco nacional de maior rodagem competitiva, antes de disputar o Afrobasket de Maputo. De acordo com o seleccionador, contactos já foram estabelecidos no sentido da pré-selecção nacional realizar os indispensáveis jogos de controlo. “Estão já confirmados oitos jogos de controlo com equipas cotadas de Madrid. Queremos formar um grupo coeso e capaz de ultrapassar qualquer adversário no Campeonato Africano, por isso, vamos defrontar adversários superiores durante o nosso estágio”, disse.
Além do estágio, o “cinco” nacional vai ainda beneficiar de um preparador físico. “Vamos beneficiar do estágio num dos melhores centros de Madrid e também foi solicitado um preparador físico para cuidar dos nossos meninosm, que são bastante franzinos”. Foram convocados 18 basquetebolistas, dos quais 15 seguem para Espanha. O combinado nacional regressa ao país a 13 de Agosto, seguindo depois para o palco da competição. José Quizola, um dos funcionários seniores da Federação Angolana de Basquetebol, foi indicado como coordenador do grupo.
MC