Africa Basquetebol

07 julho 2012

ANGOLA : Angola foi eliminada

Angolanos deixaram ontem a cidade de Caracas com cabeça erguida depois da prestação possível
Fotografia: AFP
A Selecção Nacional masculina de Basquetebol foi afastada da corrida para uma das três últimas vagas dos Jogos Olímpicos, que a capital inglesa vai acolher de 27 de Julho a 12 de Agosto próximo, ao perder ontem, por 80-65, frente à Rússia, em partida pontuável para os quartos-de-final do torneio de repescagem (pré-olímpico), que a capital da Venezuela, Caracas, acolhe desde o dia 2 até amanhã. O seleccionador José Carlos Guimarães tentou as várias soluções, mas a capacidade dos seus pupilos não chegou para além de uma modesta prestação frente à equipa que continua invicta no torneio. Ficou cumprida a pretensão de evitar uma derrota com números mais dilatados.

Com a eliminação, o ciclo de presenças de Angola desde 1992 na maior cimeira do desporto mundial conhece assim o seu primeiro interregno. Cientes do favoritismo da poderosa selecção russa, os angolanos entraram para a quadra de jogo desinibidos e começaram a criar dificuldades ao adversário nos minutos iniciais da partida, em que o conjunto nacional pautou por algum rigor na interpretação dos aspectos defensivos com transições rápidas para o ataque. A seguir, o combinado nacional começou a ressentir-se da melhor forma desportiva dos vice-campeões europeus.
Com Eduardo Mingas a evidenciar bom momento desportivo, sobretudo, na luta debaixo do cesto, e a eficiência de Carlos Morais nos lançamentos de três pontos, o cinco nacional conseguiu abrandar o ímpeto ofensivo da Rússia, que tinha em Alexandre Kaun, Andrey Kirilenko e Fridzon as unidades mais influentes no ataque. A defesa russa anulava com alguma facilidade as investidas angolanas, muito por conta da superioridade física dos postes Sergey Monya, Antonov, Kirihapa e Voronov. Ao voltarem do intervalo com desfavoráveis 17 pontos (43-26), o cinco nacional ficou ainda mais limitado, com Armando Costa a acumular quatro faltas e Leonel Paulo, três.

Os russos aproveitaram o momento para alargar a diferença, chegando para a margem máxima de 25 pontos (69-44), mas o facto de o adversário também acusar algum desgaste foi aproveitado pelos vice-campeões africanos para conter os índices de pontuação, ao perderem os dois últimos quartos por 60-42 e 80-65. Eduardo Mingas foi o cestinha da partida, com 20 pontos convertidos, seguido do poste russo Fridzon, com 18. Leonel Paulo foi o melhor ressaltador angolano, com nove, Joaquim Gomes “Kicas” obteve cinco ressaltos. Ainda ontem, para os quartos-de-final, disputaram-se os encontros Grécia-Nigéria, Macedónia-República Dominicana e Lituânia-Porto Rico.