Africa Basquetebol

10 maio 2012

ANGOLA : Técnico português defende mescla de veterania e juventude no pré-olímpico

Selecção nacional de basquetebol sénior masculina
Selecção nacional de basquetebol sénior masculina

Luanda - O técnico português Alberto Babo defendeu uma mescla entre veteranos e jovens para o torneio pré-olímpico de basquetebol, a ser disputado de 2 a 8 de Julho em Caracas (Venezuela), onde Angola vai competir.
Em entrevista à Angop, terça-feira em Luanda, o ex-treinador do Petro de Luanda disse que o futuro seleccionador deve optar por jogadores experientes e alguns jovens, tendo em conta a renovação que se impõe. Na sua opinião, há muitos jogadores bons no país para se formar um grupo forte e "atacar" a prova.
Destacou também os basquetebolistas que actuam nos Estados Unidos, com realce para Leandro da Conceição, a quem considera atleta muito talentoso e com margem de progressão. "Quando jogava aqui (Angola) já era notório o seu valor e acredito que na América deve ter evoluído mais. Tem tudo para ser um grande jogador", frisou, salientando que devem ser chamados os melhores do país.
Condicionou a prestação do "cinco" nacional no torneio pré-olímpico à preparação, afirmando que o apronto será fundamental para o desempenho dos vice-campeões africanos que "podem surpreender".
"Angola vai encontrar muitas dificuldades, mas com uma boa preparação e humildade pode surpreender. O trabalho de casa é importante”, explicou Alberto Babo, que gostaria de orientar a selecção angolana.
Na prova, a selecção nacional vai disputar a primeira fase do Grupo D, ao lado da Macedónia e Nova Zelândia.

Grupo A (Grécia, Jordânia e Porto Rico)
Grécia X Jordânia
Jordânia X Porto Rico
Porto Rico X Grécia

Grupo B (Nigéria, Venezuela e Lituânia)
Nigéria X Venezuela
Venezuela X Lituânia
Lituânia X Nigéria

Grupo C (Rússia, República Dominicana e Coreia)
Rússia X Coreia do Sul
Coreia do Sul X República Dominicana
República Dominicana X Rússia

Grupo D (Angola, Macedónia e Nova Zelândia)
Angola X Macedónia
Macedónia X Nova Zelândia
Nova Zelândia X Angola