Africa Basquetebol

06 maio 2012

ANGOLA : Libolo vence 1º de Agosto e assume liderança isolada


Equipa do rio seco perdeu a liderança da prova
Fotografia: Jornal dos Desportos
Depois de um primeiro período ruim, a formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul apareceu mais determinada nos quartos subsequentes e vergou ontem, em pleno Pavilhão do Codenm, a equipa do 1º de Agosto, por 91-83, em desafio referente a quinta e última jornada da primeira volta da fase final da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos (BAI Basket).

Com este triunfo, a equipa libolense reforçou o primeiro lugar da séria A, agora com dez pontos, fruto de cinco vitórias em igual número de jogos. Os militares ocupam o segundo lugar, com nove pontos. Apesar da vitória, os militares entraram melhor no desafio, fundamentalmente, nos primeiros oitos minutos da etapa inicial, onde a formação caseira chegou a estabelecer uma diferença de doze pontos.

Na ponta final do primeiro quarto, os pupilos de Raul Duarte que mantêm a invencibilidade na fase final da 34ª edição do Campeonato Nacional da “bola ao cesto” melhorou a sua defesa mas, o ataque militar superou a defesa adversária, tendo terminado em vantagem de dez pontos (23-12). Com um cinco constituído por Armando Costa, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Reggie Moore e Mário Correia, a equipa rubro e negra mostrava-se mais fluida, ao contrário da equipa formada por Miguel Lutonda, Leonel Paulo, Domingos Bonifácio, Gerson Monteiro e Joaquim Gomes “Kikas”.

Com parcial de 22-8, a equipa do Libolo foi para o intervalo a vencer por três pontos de diferença (31-34). Certos a defender e eficientes no ataque os pupilos de Raul Duarte voltaram a superar os comandados de Mário Palma, por um parcial 24-17, o que perfez 48-58, a favor da equipa forasteira, que até então não contava com os “préstimos” de Olímpio Cipriano, que esteve em sob rendimento até ao terceiro período.

No quarto derradeiro, o internacional angolano, Olímpio Cipriano acordou e empurrou a sua equipa para a quinta vitória consecutiva na fase final do BAI Basket, tornando-se num dos melhores cestinha da partida, com 20 pontos, os mesmos que anotou Mário Correia, do 1º de Agosto. A formação militar falhou muitos lançamentos livres. Dos 28 tentados, converteu apenas 15, obtendo 54%, contra 70% do seu adversário (19/27). Libolo lidera a competição, agora com dez pontos, seguido do 1º de Agosto, com nove, ao passo que o Petro de Luanda e Interclube estão nas posições imediatas, ambas com oitos pontos. ASA e Sporting de Cabinda estão na cauda da tabela classificativa, ambos com cinco pontos.

Declarações

Mário Palma 1º de Agosto
“Falhamos muito”


Apesar de consentir a segunda derrota consecutiva na fase final, Mário Palma, técnico principal do 1º de Agosto, afirmou no final da partida que nada está perdido no que ao título diz respeito. “Penso que a luta pelo título nacional continua e aberto. Nada está perdido, agora, temos que melhorar muito fundamentalmente nos lançamentos livres porque a falhar assim não vai ser possível ganhar jogos”, finalizou o luso-guineense ao serviço da equipa militar.

Raul Duarte Libolo
“Não há nada a festejar”


Por ser lado, Raul Duarte, jogando da defensiva, afirmou no final da partida que não há nada para comemorar, numa clara alusão de que foi apenas mais uma partida e que a equipa tem de estar atenta para a ponta final da prova. “Não há nada a comemorar. Ganhamos apenas mais uma partida, por isso, temos que continuar a sermos humildes. Ainda temos um longo percurso pela frente”, finalizou o comandante do Recreativo do Libolo.

Ao fim da primeira volta
ASA e Sporting continuam sem ganhar

As formações do Atlético Sport Aviação ASA e Sporting de Cabinda continuam sem ganhar na fase final da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, cuja primeira voltou terminou ontem. Ontem, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Interclube que na ronda anterior bateu o 1º de Agosto, por 79-71, vergou o Sporting de Cabinda, por 72-68, ao passo que o Petro de Luanda bateu o ASA, por 98-90. Depois de duas derrotas consecutivas, os petrolíferos da capital regressaram às vitórias no BAI Basket. MC

Sub-18
Angola defronta Moçambique
no torneio zonal de Maputo


A Selecção Nacional de basquetebol masculino em sub-18 defronta a sua similar de Moçambique a 14 do mês em curso, em partida referente a primeira jornada do zonal VI de Maputo (Moçambique), prova selectiva ao Campeonato Africano das Nações da categoria, a disputar-se igualmente em Moçambique, segundo ditou o sorteio realizado ontem naquele país.
Na segunda jornada marcada para o dia 15, o combinado nacional vai medir forças com a sua congénere do Botswana.

A selecção da África do Sul vai cruzar o caminho de Angola, no dia 16, em partida referente a terceira jornada. A competição regista a pausa colectiva no dia 17. Angola despede-se da competição frente ao Zimbabwe, isto no dia 18. O torneio zonal vai ser disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, apurando-se para a fase final do Afrobasket, a decorrer em Maputo, no mês de Julho, o primeiro classificado.

SELECCIONADOR ADIA FILTRAGEM
Ao contrário do que tinha sido anunciado, o seleccionador nacional, Elvino Dias, decidiu adiar para quinta-feira, a divulgação dos doze atletas que sexta-feira seguem viagem para Maputo, capital de Moçambique, palco do zonal VI, prova selectiva ao Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”.