Africa Basquetebol

09 maio 2012

ANGOLA : Petro de Luanda cilindra Interclube

Depois de experimentar algumas dificuldades, fundamentalmente, nos dois primeiros períodos, onde se assistiu um basquetebol incaracterístico, a equipa do Petro de Luanda mostrou a sua superioridade nos quartos subsequentes e venceu ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Grupo Desportivo Interclube, por 67-51, em partida referente a primeira jornada da segunda volta da série A da fase final da 34ª edição do BAI Basket. A equipa tricolor, agora liderada por Manuel Silva “Gi”, ao que tudo indica, parece ter encontrado o caminho das vitórias, depois de ter averbado duas derrotas consecutivas no culminar da primeira volta.
As duas equipas que a entrada da primeira jornada da segunda volta estavam igualadas, em termos de pontos (oito para cada uma), produziram um pobre espectáculo no quarto inicial, com a equipa do Eixo-viário a marcar 18 pontos, contra 15 do Interclube, ao cabo dos primeiros doze minutos. A qualidade de jogo não melhorou no segundo período, com as duas equipas a cometerem inúmeros erros, quer defensivos, quer ofensivos. Aliás o número de pontos marcados pelas duas agremiações em 24 minutos, espelha perfeitamente a fraca capacidade dos contendores. 35-30 a favor do Petro de Luanda foi o resultado aos cabo dos primeiros 24 minutos.

Eduardo Mingas, Interclube, e Carlos Morais, foram os melhores marcadores, com 16 pontos cada. Nos lançamentos exteriores os petrolíferos da capital conseguiram 71%, contra 57%. Já em termos de ressaltos houve equilíbrio, com 44 para cada formação. Concluída que está a primeira jornada da segunda volta, o Libolo continua no comanda da liderança, agora com doze pontos, seguido do 1º de Agosto, com onze. O Petro de Luanda ocupa o terceiro lugar, agora com dez pontos, ao passo que o Interclube soma agora nove pontos. ASA e Sporting de Cabinda continuam sem ganhar na prova, ocupando por isso, os últimos lugares da tabela classificativa, ambas com seis pontos cada.

FICHA TÉCNICA

Pavilhão Principal:
Pouco público
Comissário: Manuel Cristovão
Arbitragem: David Manuel, Osvaldo Neto e António Camana
Petro: Braúlio Morais (2), Roderick Nealy (13), Romenigue Sambo (0), Roberto Fortes (10), Paulo Barros (3), Paulo Santana (9), Cedric Isom (6), Hélder Gonçalves (0), Simão Santos (0), Hermenegildo Santos (2 ), Abdel Gomes (2 ), Carlos Morais (12).

Treinador:
Manuel Silva
Interclube: Edmundo ventura (12), Mathew Shaw (0), Francisco Machado (7), Kevin Goffney (9), Jorge Taty (2), Muamba Ilunga (2), Lifetu Selengue (2 ), Yubi Major (0), Eduardo Mingas (16), Hélder Ortet (0), Simão João (0), Adilson Ramos (1).
Treinador: José Carlos Guimarães
Marcha do marcador: 18-15, 35-30, 57-38, 67-51.

Declaração do técnico

José Carlos (Interclube)
“Adversário teve mérito”
No final da partida, José Carlos Guimarães, técnico principal do Interclube, reconheceu a superioridade do seu adversário, tendo dado os parabéns aos seus jogadores pelo esforço que fizeram durante os 48 minutos.“Temos que dar mérito ao adversário que foi superior a nós. Estamos a jogar sem três jogadores influentes”.Já no Petro, apesar da vitória, houve um black out.

BAI BASKET
Recreativo do Libolo suplanta ASA
A formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul continua imbatível na fase final da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, ao derrotar ontem, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação (ASA), por 111-92, em partida referente a primeira jornada da segunda volta. Com esta vitória, os comandados de Raul Duarte somaram doze pontos, e lideram de forma isolada a edição 34 do “Nacional”. O internacional angolano, Olímpio Cipriano, com 36 pontos, em 31 minutos e 23 segundos, foi o cestinha da partida, seguido do seu adversário de ocasião, Eduardo Ferreira, que anotou 21 pontos.

Dos 36 pontos que marcou, doze foram dos lançamentos a longa distância. Em cinco tentados, Olímpio Cipriano converteu quatro, obtendo por isso, uma percentagem de 80. Cipriano, um dos eleitos de José Carlos Guimarães, para a “operação” Caracas, Venezuela, prova selectiva aos Jogos Olímpicos de Londres, teve 42 de valorização. No ASA, Víctor Muzadi, teve 21 de valorização.No final da partida, Cesaltino Reis, um dos adjuntos de Carlos António Dinis, mostrou-se indignado com a actuação do trio de árbitros constituído por Domingos Simão, Clésio Francisco e Valentim Benjamim, que no seu entender, teve influência no desfecho da partida.

“Não é possível jogar basquetebol quando em 24 minutos a nossa equipa já tinha 28 faltas. Tal como fizemos nas outras partidas, hoje (ontem), demos o nosso melhor mais infelizmente os árbitros não nos deixaram jogar”, lamentou Cesaltino Reis. Por seu lado, Raul Duarte, técnico principal do Recreativo do Libolo, não gostou do desempenho da sua rapaziada, apesar da vitória. “Hoje (ontem) as coisas não correram como nós prevíamos. Permitimos que o nosso adversário marcasse muitos pontos. Vamos procurar melhorar nos próximos desafios. MC

Selecção feminina reforça equipa técnica
O preparador-fisico Dário Ribeiro, do Petro de Luanda, integra doravante a equipa técnica da Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol, que representa, de 27 de Julho a 12 de Agosto, o país nos Jogos Olímpicos de Londres2012, apurou a Angop, em Luanda. A necessidade de um especialista nesta área foi manifestada pelo técnico principal, Aníbal Moreira.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home