Africa Basquetebol

10 maio 2012

ANGOLA : Interclube recebe limitado o líder do BAI-Basket/2012



O Interclube recebe hoje, a partir das 19h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Libolo, sem três jogadores influentes na manobra da equipa.
Milton Barros, Joaquim Xavier e o norte-americano Matth estão sob cuidados médicos e falham o confronto com os libolenses, que lideram o Campeonato Nacional com 12 pontos.
Os polícias pretendem quebrar o ciclo de triunfos do representante da vila de Calulo nesta segunda jornada da segunda volta, mas as baixas podem pesar no desfecho da partida.
A formação da Polícia, que na ronda anterior foi batida pelos petrolíferos da capital, por 67-51, vê-se na obrigação de travar esta noite a marcha dos libolenses, sob pena de estar cada vez mais distanciada da conquista do título nacional, já que, após esta jornada, ficam apenas três partidas por disputar.
A derrota frente ao Petro já foi digerida, de acordo com José Carlos Guimarães, técnico principal do grémio adstrito à Polícia Nacional, pelo que, logo, frente ao comandante da prova, vão procurar vergar o seu adversário, um dos fortes candidatos à conquista da coroa nacional.
“Depois de derrota que sofremos frente ao Petro de Luanda, que já foi digerida, só nos resta pensar na vitória, conscientes de que vamos defrontar uma grande equipa. Aliás, não é por acaso que é o actual líder da fase final”, reconheceu José Carlos Guimarães.
Apesar de a sua equipa se valer por um todo, o comandante da equipa da Polícia Nacional reconheceu que as ausências de Milton Barros, Joaquim Xavier e do norte-americano Matth vão tornar o desafio de logo mais complicado, tendo em conta a qualidade desses atletas.
“A minha equipa vale-se por um todo. Mas, devo reconhecer que vai ser difícil jogar sem estes três atletas devido à preponderância dos mesmos. Por exemplo, na posição um teremos apenas o Edmundo Ventura”, lamentou o futuro seleccionador nacional.
Esta manhã, os polícias realizam a sessão derradeira de treinos, no Pavilhão 28 de Fevereiro, antes do embate de logo mais.
Do lado da equipa do Recreativo do Libolo, o pensamento continua a ser a manutenção do ciclo de vitórias até à última jornada da fase final, aprazada para o próximo dia 17.
Raul Duarte, técnico principal do Libolo, prevês dificuldades no desafio, mas adianta que a sua equipa tudo vai fazer para ultrapassar mais um obstáculo rumo à conquista inédita do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.
“Nesta fase, todos os adversários são difíceis e é com este espírito que temos encarado todos os desafios. Vamos procurar contrariar o favoritismo caseiro do Interclube”, afirmou o líder do grémio de Calulo.
O internacional angolano, Olímpio Cipriano, atleta que, nesta ponta final do campeonato, tem sido preponderante na equipa do Libolo, está confirmado no cinco inicial de logo mais.
Olímpio Cipriano, na partida frente ao ASA, anotou 36 pontos.
À entrada da segunda jornada da segunda volta da fase final do “Nacional”, o Libolo lidera a prova, com 12 pontos, seguido do 1º de Agosto, com 11. Petro de Luanda ocupa o terceiro lugar, agora com dez pontos, ao passo que o Interclube está em quarto, com nove pontos.
Na cauda da tabela classificativa estão o ASA e o Sporting de Cabinda, ambos com seis pontos.

BAI Basket
D’Agosto defronta ASA no Codenm

Num autêntico ensaio ao clássico dos clássicos deste sábado, frente ao Petro de Luanda, a formação do 1º de Agosto, segundo classificado da fase final do “Nacional” de basquetebol, com 11 pontos, recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão do Codenm, o ASA, em partida válida para a segunda jornada da segunda volta da série A.
Depois de ter batido a modesta formação do Sporting de Cabinda no terreno deste, por 86-71, no arranque da etapa derradeira da prova, os militares, que apostam forte na conquista do título nacional, em posse do Petro de Luanda, vão tentar ultrapassar os aviadores, que ainda não conseguiram qualquer triunfo, quando estamos a quatro jornadas do final das emoções da bola ao cesto na época desportiva 2011/2012.
Mário Palma, técnico principal da formação do Rio Seco, vai procurar mentalizar os seus jogadores para aparecerem com determinação no desafio de logo, para não serem surpreendidos pela equipa aviadora, formação que, por norma, se bate de igual para igual com as chamadas equipas grandes.
O 1º de Agosto ocupa o segundo lugar da fase final do “Nacional”, com 11 pontos, atrás do Libolo, que soma 12.
MC

Nacional
Petro busca terceira vitória

Terceiro classificado, com dez pontos, o Petro de Luanda, agora “moldado” à Manuel Silva “Gi”, procura esta tarde (16h00), no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a sua terceira vitória consecutiva, frente ao Sporting de Cabinda, um dos lanternas vermelhas da fase final do Campeonato Nacional, em desafio válido para a segunda jornada da segunda volta.
Perante a inferioridade do adversário, o técnico Manuel Silva “Gi” vai procurar rodar a equipa no desafio desta tarde, tendo em vista o clássico dos clássicos, frente ao 1º de Agosto, prélio agendado para o dia 12 do mês em curso, ou seja, no sábado, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.
A equipa do Eixo-viário com maior ou menor dificuldade vai chamar a si à conquista dos dois pontos em disputa.
O poste Miguel Kiala que falha o resta da época, devido a intervenção cirúrgica que sofreu no joelho esquerdo, é o único caso clínico da formação petrolífera.
Já na série B, na única partida do dia, o Clube Amigos de Viana recebe, às 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, o Clube Desportivo Vila Estoril. MC