Africa Basquetebol

26 abril 2012

ANGOLA : Nacional condicionado

O porta-voz da Associação Nacional de Juízes e Cronometristas de Basquetebol de Angola (ANJBA), António Camana, condicionou o arranque da fase final do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, cuja primeira jornada da série A está marcada para hoje, ao pagamento, na totalidade, dos subsídios dos seus filiados referentes à primeira fase da competição.

De acordo com António Camana, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), na pessoa do seu chefe do Gabinete Técnico e de Formação, Tony Sofrimento, tem se “furtado” ao diálogo para equacionar o problema das dívidas, que já se arrastam há várias temporadas. Esta postura tem deixado insatisfeitos os juízes e cronometristas, que decidiram, uma vez mais, paralisar as suas actividades, o que vai obrigar a federação e os clubes a refazerem os seus calendários.

“A bola está do lado da federação. Nós não temos que contactar os clubes porque o nosso parceiro é a federação. E o que temos assistido, nos últimos tempos, é que o secretário-geral prefere evitar o diálogo, atirando a questão para o financeiro da FAB, que, por sua vez, diz não ter soluções”, lamentou o porta-voz da ANJBA. Camana defendeu o diálogo como a melhor via para se ultrapassar qualquer diferendo, mas acusou a FAB de pretender “levar às dívidas para a próxima época desportiva, à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos”. Além dos atrasos no pagamento dos subsídios, a direcção da FAB não honrou ainda o acordo que previa um aumento de 45 por cento para o primeiro turno da competição.
Os homens do apito auferem, por jogo, 11 mil kwanzas, valor considerado irrisório pelos juízes e cronometristas. Até ao fecho desta edição, o impasse entre as partes persistia, situação que pode inviabilizar a realização das três partidas previstas para esta noite, referentes à série A, grupo reservado às equipas que lutam pelo título nacional. A FAB tem a manhã e a tarde de hoje para efectuar o pagamento das dívidas, sob pena de ver prolongada a greve. Ontem, para a série B, não foram disputadas as partidas Vila Estoril-Sporting de Luanda e Lusíada-Futebol Clube Vila Clotilde. Hoje, estão reservadas as partidas 1º de Agosto-Sporting de Cabinda, Recreativo do Libolo-ASA e Interclube-Petro de Luanda.

GREVE DOS ÁRBITROSFederação nega dívidas
Fernando Torres, financeiro da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), negou de forma categórica que o órgão reitor da modalidade no país tenha qualquer dívida para com os homens do apito. Em declarações ontem ao Jornal dos Desportos, o responsável afirmou que a federação já honrou o seu compromisso com os árbitros, pagando na totalidade os seus subsídios referentes à fase regular da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. “O que lhe posso dizer é que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol não tem qualquer dívida para com os árbitros, ou seja, a federação já pagou na totalidade os subsídios referentes à fase regular do Campeonato Nacional, daí que não entendemos a postura dois juízes e cronometristas”, disse.MC
JOGOS AMISTOSOS SUB-18Técnico destaca postura A atitude demonstrada pela pré-selecção nacional masculina de basquetebol em sub-18, nos dois primeiros jogos de controlo, deixaram satisfeito o seleccionador nacional, Elvino Dias, que almeja o passe de acesso à fase final do Campeonato Africano das Nações da categoria, em Maputo, Moçambique, no zonal VI a disputar-se no mesmo país. Depois de terem perdido no último sábado frente ao Misto de Luanda, por 92-102, os pupilos de Elvino Dias alcançaram, na terça-feira, a sua primeira vitória diante da formação do Clube Amigos de Viana, por 82-60. “Nesta etapa, os resultados não nos preocupam. Queremos que os atletas interiorizem os fundamentos básicos, como o passe e lançamentos, porque só assim iremos conquistar o passe de acesso à fase final do Afrobasket de Maputo”, disse. Nos próximos dias, estão previstos mais dois jogos de controlo, frente à formação da Universidade Lusíada e do Vila Clotilde. Trabalham às ordens do técnico Elvino Dias 19 atletas, dos quais vão ser escolhidos 12 para a viagem para Maputo. MC
SÉRIE A
Grandes preparam primeira jornada
Apesar da incerteza que paira sobre a realização da primeira jornada da série A do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, face à greve decretada pelos homens do apito, as equipas continuam a preparar-se para a etapa crucial da prova.
Ontem, a formação do Recreativo do Libolo, liderada por Raul Duarte, realizou mais uma sessão de treinos, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, onde foram ensaiados alguns diagramas defensivos e ofensivos. Esta manhã, a formação libolense realiza a última sessão de treinos, tendo em vista o embate programado para esta noite, frente ao ASA. Em declarações à comunicação social, Ricardo Rodrigues, técnico-adjunto do grémio da vila de Calulo, reafirmou a pretensão de conquistar, pela primeira vez, o título de campeão nacional.

O internacional angolano Olímpio Cipriano está recuperado e vai ser por certo uma das unidades em destaque nesta ponta final na formação do Recreativo do Libolo. O 1º de Agosto, vencedor da fase regular, com 43 pontos, prepara a recepção ao Sporting de Cabinda, um prélio em que os militares são favoritos à conquista dos dois pontos em disputa. Moralizada com a conquista da Taça de Angola, a equipa militar tem o arsenal preparado para a fase final do “Nacional”. O Petro de Luanda, equipa campeã nacional em título, prepara a sua deslocação ao Pavilhão 28 de Fevereiro, com todos os cuidados. Depois de terem ocupado o quarto lugar da fase regular, os petrolíferos da capital querem abordar de forma diferente a fase final. MC